adventoMúsicos! Advento chegou e ai?

Mais um ano litúrgico se foi, 2015 para igreja começa no advento.  1 mês antes do natal, praticamente 1 mês antes do ano novo no calendário cívil.

Bom iniciamos o ano litúrgico nos preparando para a grande festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Como disse iniciamos nos preparando, e essa preparação faz com que possamos celebrar o natal com toda a grandeza que ele comporta.

Para isso toda a liturgia, por isso toda a igreja se coloca em posição de ALEGRE EXPECTATIVA, dividida de duas formas.

Nas duas primeiras semanas a liturgia se volta para a expectativa da segunda e gloriosa vinda de Jesus, que vale ressaltar: esta muito próximo!

As duas ultimas semanas, se voltam para o natal, a preparação mais direta para esse dia. Relembrando o nascimento do Salvador.

Gloria a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade!

Falando em Glória, nesse tempo, o canto do glória é omitido, mas não pelo mesmo motivo da quaresma, mas agora estamos nessa alegre expectativa e vamos cantar o glória no dia 24 na missa da noite de natal.

O Aleluia para aclamar o evangelho, de acordo com a Instrução geral sobre o Missal Romano par. 62 e 63, somente é omitida na quaresma.

Como a igreja assim direcionou à liturgia, nós cantores devemos seguir com rigidez essa direção.

Para nós cantores e instrumentistas, músicos em geral que animam com alegria e respeito a sagrada liturgia, também nos é direcionado no advento a “fazer música”com moderação.

Com isso precisamos prestar atenção em como cantar a missa nesse tempo.

No caso dos corais e organistas, pianistas, etc. A mudança só vai acontecer no seu repertório, e podemos dizer aos mais virtuosos para que use do discernimento para fazer os seus acordes e notas

No caso das bandas, precisamos ter uma atenção especial, porque: é um tempo de alegre expectativa, então não é o tempo da páscoa, nem o tempo do natal, mas tempo de preparação alegre e com expectativa, também não é o tempo da quaresma. Veja bem que para cada tempo deve existir uma expressão própria e adequada.

Vale a pena fazer o seguinte:

Bateria e percussão: Tocar moderadamente, diminua quantidade e a intensidade das notas. Troque baquetas por vassouras ou baquetas acústicas, até mesmo troque a bateria por um Cajon! Veja muito bem a realidade da sua paróquia, o que ela exige.

Violões, guitarras, baixos, teclados, etc: Moderação. Essa é a minha dica. Guitarras distorcidas, solos envolventes, acordes mal colocados, aquelas demonstrações de sabedoria musical, não cabem na liturgia, muito menos nesse tempo.

Faça uma música onde expresse alegria, porém crie no povo expectativa para viver o natal. As pessoas devem sair da igreja plena de expectativa e não da musica bonita. Isso vale para bandas e corais, orquestras e tudo mais.

Na minha opinião, não é necessário retirar instrumentos, porém se o ministério ainda não tem maturidade musical para atender o que o tempo do advento pede, então ai sim é melhor que se retire alguns instrumentos, deixando talvez um piano, ou teclado e um violão.

Cada qual precisa avaliar a atuação do ministério num todo e dos seus membros.

A igreja entra nesse tempo de alegre expectativa, até as flores é recomendado que se coloque com moderação.

Uma dica:

Escolha as musicas para os 4 domingos do advento respeitando o que que foi dito acima.

Ensaie, avaliem-se, converse com o padre da sua paróquia.

Não fique fazendo comparações como por exemplo: lá na paróquia de fulano é assim, ou até mesmo la na Canção Nova eles fazem assim. Lembre-se que é importantíssimo na liturgia levar em consideração o povo que esta presente e realidade local.

Nas outras paróquia e até mesmo na Canção Nova,  você pode encontrar referencias, mas a aplicação dessas referencia exatamente da forma que você ouviu ou viu, talvez não seja a melhor saída, Mas tudo  precisa vir cheia de prudência, totalmente de acordo com o seu pároco e com a assembléia que celebrará a liturgia com você.

Deus abençoe esse tempo

Deus abençoe seu ministério

Seu irmão

André Florêncio

Com. Canção Nova

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *