«

»

nov
12

O que pode no namoro?

Galera , está chegando um assunto super interessante, muita gente nem tem idade pra isso mas já quer começar a namorar para poder beijar, abraçar e – desculpe a palavra- até “amassar”; estou falando rasgado assim, porque sei que o mundo não pega leve com vocês. Esse programa gravado por mim e pelo Tiba vai falar o que se pode fazer em um namoro e qual a finalidade desse relacionamento. Se você ainda não tem idade para namorar guarde tudo isso em seu coração para colocar em prática quando Deus te der a graça de viver isso. Acompanhe o vídeo e deixe seu comentário.

49 comentários

1 menção

  1. Lysandra Pupim-Cornélio Procópio/Paraná disse:

    Lindo,lindo ,lindo o vídeo!!Namoro é uma coisa séria,e pra tudo há um tempo!Meu tempo ainda não chegou,Deus deve estar preparando uma pessoa certa para mim.
    Tudo bem com vc Déia??
    Aqui graças a Deus está tudo certo,daqui a pouco estou indo ensaiar as crianças da 1ª comunhão.Minha linda,estava falando com a Regiane,e ela me contou que vc morava com ela,daí teve um certo dia eu tinha uns 11 anos.Eu minha tia,e primos fomos visitar ela,e vc estava lavando roupa!Providência não?rsrs,se vc aparecesse no local em que estávamos,íamos nos encontrar bem antes rsrsrs!A Re até meu deu o número do celular dela,pra que qdo nós daqui chegarmos no Hosana nos encontramos rsrs,nossa faz mais de anos que não a vejo rs.
    Enfim:
    DECIDIR POR CRISTO,DECISÃO É ISSO TUDO É PERMITIDO MAIS NEM TUDO CONVÉM,NEM TUDO ME CONVÉM
    Um abraçãoo
    Fica com Deus
    Deus te abençoe muitoo
    Manda abraços tbm pra Marly
    Amo vc!
    Ly-BDH

  2. Luisa disse:

    verdade, nem tudo permitido fazer num namoro. Por isso que o
    namoro exige maturidade e responsabilidade. Porque se voc achar
    que pode fazer o que quiser, pode acabar machucando o outro e a
    si mesmo. Dia, vou rezar por voc e pelo Tiba, para que vcs
    vivam o noivado de vocs e, no futuro, o casamento sempre
    buscando a santidade e a nosso senhor Jesus
    Cristo! Deus te abenoe!!

  3. Isaiany silva disse:

    tudo bem Déia!tenho certeza que vc esta bem,com esta novidade que surgiu na area!o video esta super fera,não tenho muito o que falar pois além de ser muito jovem,pretendo ser freira,na pastoral da juventude nós coversamos muito sobre isto.Beijo/Chã grande/Pe

  4. carolina santos-marica-rj disse:

    oi Deia
    td bm?
    eu tinha visto o nome ontem na web tv mas ainda nao pude ver , mas qndo eu puder eu vou ver e achei muito legal esse assunto afinal hj em dia todos nos , precisavamos saber sobre isso
    fica com Deus
    bjs!

  5. José Inácio de Andrade Neto, Armação dos Búzios - RJ disse:

    oii deia!
    eh vdd tudo o que vc falou?
    que possamos compreender que tudo tem a hora certa!!!

    bom
    abração deia
    bjos amada
    deus lhe abençoe!

  6. Fernanda disse:

    Boa tarde!

    Deia, gostaria que você me ajudasse. Pois sofre muito com a inveja das pessoas quando estou namorando. Como posso lidar com isso?
    Abraço,

    R: Olha, infelizmente vc não tem como fazer as pessoas pararem de ter inveja, somente elas mesmas podem tomar essa decisão. Mas para viver bem seu namoro vc tem que estar bem com seu namorado, viver seu namoro na benção de Deus e isso basta. A inveja não tem poder de nos fazer mal, só se a gente deixar. A inveja faz mal para quem sente inveja. Portanto, é só não ligar para essas coisas e continuar seu namoro numa boa, ter vida de oração com Deus. Se Deus é por nós quem será contra nós?
    Deus te abençoe!
    Deia- BDH

  7. Thais Vinhedo SP disse:

    O tempo do namoro realmemte é para conhecer o outro…
    Mas não devemos confundir isso com o conhecer “o corpo do outro”, pois dessa maneira estaremos profanando o templo do Espírito Santo!
    Assim como vocês deisseram, toda a intimidade deve ser guardada para o matrimônio, pois é ai que estará a benção de Deus sobre o casal.
    O namoro para mim é uma fase de preparação onde há os seus limites.
    Já assumi esse compromisso com Deus que quando eu namorar, viverei um namoro segundo a vontede d’Ele, vivendo a castidade e conhecendo aquele que poderá ser a pessoa com quem viverei pelo resto da minha vida.

    Que Deus abençoe todos os casais para que saibam esperar o momento para cada coisa!

    Abraçoss

  8. Elder Kened disse:

    É pura verdade tudo que foi dito por vocês!
    E fico muito feliz em ver que ainda existem jovens que buscam as coisas do alto. Deus os abençoe nessa missão! E que o exemplo de jovens que buscam essa vivência única e sublime no namoro, possa instigar mais e mais jovens a seguir o caminho que leva à Deus!
    Paz e bem!

  9. MATHEUS TAVARES-MACEIÓ-AL disse:

    TUDO É PERMITIDO,MAS NEM TUDO CONVÉM!!

    É ISSO AÍ!! DÉIA E TIBA!!

    BEIJÃO*-*

  10. mariane disse:

    deia que legal que voce vai se casar,mais vai demorar ne 100 dias da tempo de voce conhecer bem mais melhor ele.que voces sejam mmmmmmmmmmuuuuuuuuiiiiiiiiittttttttttoooooooooooooooooooooo ffffffffffffffeeeeeeeeelllllliiiiiiiiizzzzzzzzzzzz quero que voce me mande um beijo para mim no seu programa na segunda agora.beijos sejam felis

    R: Obrigada pelo seu comentário Mariane! 100 dias não dá tempo de conhecer a pessoa com quem vc vai casar, mas eu e o Tiba já nos conhecemos bastante pois somos amigos há mais de 6 anos e namoramos há 4 anos e 2 meses, moramos na mesma comunidade, nos vemos quase todos os dias, somos muito amigos e conversamos bastante. Isso dá uma base boa de conhecimento não é? Um abraço. Deus abençoe vc e sua familia!
    Deia- BDH

  11. Débora Christine - Divinópolis MG disse:

    Oi Déia!
    Eu estou esperando o tempo e a pessoa certa para namorar, pois eu sei que o namoro não pode ser vivido em qualquer idade. Obrigada por nos ensinar que pra tudo há um tempo!
    Abraços!

  12. BRUNO LUCENA disse:

    ESTOU AMANDO ESSAS FORMACOES DO NAMORO.ISSO COMPROVA QUE HOJE EM DIA SE PODE TER UM NAMORO SANTO,VIVENDO A CASTIDADE.AMEI RECEBER A CARTINHA.JÁ MANDEI OUTRA CARTA FALANDO DO FÃ CLUBE.
    BJKS

  13. Rafaela de Sertãozinho-SP disse:

    muito bom esse vídeo Déia,estou aprendendo muito sobre esse assunto continue assim ta,sempre dando dicas sobre um bom namoro!

  14. Thyago Henrique disse:

    Boa Tarde Déia!

    Sou de São João da Boa Vista e participei ontem do curso de namorados. Gostaria de parabenizá-los pelas palestras que foram ótimas e nos esclareceram várias dúvidas!

    Abraços

  15. Carol disse:

    olá Déia, tudo bem?
    fiquei muito feliz ao saber que ainda há pessoas que têm princípios e pensam assim! O mundo não está perdido! Basta que confiemos em Deus e sigamos os seus mandamentos! Como vcs disseram, Ele sabe o que é melhor para nós. Não adianta seguir a voz do mundo, porque ela não nos leva a nada.
    Beijos!

  16. BRUNO LUCENA disse:

    E BOM QUE O BDH TRABALHA COM A JUVENTUDE……….ISSO EVANGELIZA…………….E LEVA AOS JOVENS A VIVERA MAIS BELA CATIDADE,POIS ISSO E BOM DE MAIS

  17. manuela dos santo disse:

    ioo deia jesus tiama e eu sei que vc sabe mais com e bom saber dinovo beijo de manuela raqeu cida fatu.

  18. manuela dos santo disse:

    ioo deia jesus tiama e eu sei que vc sabe mais com e bom saber dinovo beijo de manuela raqel cida fatu.

  19. manuela dos santo disse:

    deia to muito feliz com o seu cazamento.

  20. eloisa kellen disse:

    PARABÉNS DÉIA PELO SEU CASAMENTO QUE ESTÁ JEGANDO PARA VC CASAR COM O TIBA vcs,formam um casal lindo muito bem DA HORA EVALANDO SOBRE O TEMA É MUITO RUIM AGENTE SE CASAR ANTES DA AGENTE SE PREPARA PORISSO ACHEI MUITO INTERESSANTE MUITO BEM DA HORA.BEIJOS ELOISA KELLEN.NINHEIRA MG

  21. keu disse:

    sou solteira,sou de CRISTO e como é bom ser DELE nao é,por isso acho que tempo de namoro nao é casamento,as pessoas hoje em dia acham se nao praticarem o ato sexual estao sendo “bobos” mas isso nao é verdade vc é bobo quando deixa a opiniao do mundo te desviar do caminho de DEUS.nao permita que o mundo te leve DELE.
    POIS DEUS tem algo maior para nós.

  22. renata disse:

    eu tenho apenas 13 anos e ainda nao namoro,to esperando a hora certa,e amei o video

  23. jordana luiza disse:

    Deia vc mim levou a deus com teu progama pois bem da hora está bombando pois vc vai se casa e merece ser feliz por tudo o que fez, pois seu progama é muito interesante

    ♥♥♥♥♥ jordana -CATALÃO-GO

  24. jordana disse:

    OIIII!!!!!!!!

    DEIA LINDO LINDO PRA TUDO AH UM TEMPO !!! MEU TEMPO VAI CHEGAR ESSE VIDIO É LINDO DEIA TOMARA QUE ACONTESA COM VC BEIJOS

    PARABENS!!!!!!!!! ♥♥♥♥♥♥
    ********************************* JOZINHA JORDANA

  25. liliane disse:

    O namoro é algo muito sério q ñ deve ser tratado como está sendo hj
    é responsabilidade, ñ é nd d brincadeirinha, e o mais importante, NO SEU TEMPO CERTO

  26. karol disse:

    Déia gosto muito das dicas que voce da para vivermos um namoro santo … me ajuda muito para o meu amadurecimento… , por que eu acredito que o mais importante é a maturidade para a pessoa estar preparada , mas é claro q dependendo da idade é mto cedo … Mas gostaria de perguntar 14 anos é uma boa idade para namorar ?

  27. sibelle disse:

    o namoro é algo muito sério que não deveser tratado como está sendo hoje

  28. BINEP disse:

    Deia,estou muto chateada pois a mais de um ano estou gostando de um menino (da igreja) que por sinal infelismente de outra menina o que eu faço? e… qual a idade certa pra começar a namorar??bjao!!;

    R: Olá, isso acontece, querida, todo mundo já passou por isso um dia: gostar de que não gosta da gente . O que fazer? Esperar o snetimento passar, não ficar alimentado, evitar ficar pesnando nele, ou alimentando esperanças, se um dia ele gostar de vc é lucro, mas se vc ficar alimentando pode se machucar mais ainda.
    Vc ainda é muito novinha, aproveite sua adolescencia, suas amizades, e no tempo certo vai aparecer uam pessoa bem especial. Com 12 anos ainda não temos maturidade para viver algo tão sério como é o namoro, saiba esperar e DEus vai caprichar com vc.
    Um abraço!
    Deia- BDH

  29. Simone disse:

    Parabéns Déia gosto muito do seu blog, e adorei essa matéria, porque eu namoro a 4 anos e também vivo a castidade no meu namoro, mas as vezes é tão difícil, porque o mundo cada dia que passa tenta colocar uma idéia muito errada na cabeça da gente, mas eu busco muita força em Deus, e Graças a ELE estou conseguindo.
    Beijos!

  30. mayra dos santos nascimento disse:

    é bom conheçe-la a pesso bem e saber as qualidades os objetivos seus projetos como formar uma familia.Eu bem não quero namorar agora pois estar muito cedo é bom curtir muito eu tenho 17 anos; e nem penso nisso não tem aquela musica Pra tudo ha um tempo de vcs pois eu acredito que essa musica é importante e serve para mim como para outras pessos também beijos e abraços mayra para bem da hora aracaju sergipe

  31. Bruna Mendes disse:

    Poorque minha hora nunca chega,eu quero muito ter uma pessoa,as vezes fico pensando o que sera que estou fazendo que nao está agradando a DEUS.Já orei muitoo e DEUS me disse ‘a tempo determinados para todas as coisas’ so que nao é facil sabe,JOVEM É UM PROBLEMA , rsrs

    Beijooooo para todos,
    fiquemna paz do JESUS CRISTO.

  32. izadora disse:

    muito muito chato tem crianças que nem entrou na idade certa de namorar,poxa só pode namorar com15ou16.mas vi numa reportagem que tem uma menina de 9 e um menino de 10acho que é isso,já estao namorando nao vale a pena,primeiro precisa estudar curtir pq que nem todos dizem:16 é velha 15pra baixo é novo aproveite a vida,como eu a aproeito
    “lembrense só com16 que se pode namorar,vai estudar mais um pouco e entra na faculdade…rsrsrs.bjs xauuuuuuuuuuuuuu

  33. Angélica disse:

    Olha . eu oro tanto pra DEUS ajudar na transformação do meu namoro .
    pois meu namorado é tão cabeça dura e orgulhoso, mais eu amo ele, e eu estou pedindo a DEUS a transformação em mim para que possa ocorrer nele . me ajuda o que eu faço

  34. Carlos Saron disse:

    Oi! Bom dia!
    Vc acha que tem problema eu namorar com uma menina que vai completar 18 anos? e eu tenho 15 anos.
    Eu amo ela e ela me ama!
    Fica com Deus!

  35. janainacaldassantos disse:

    eu teu 11 anos eu quero namorar mais não pode sor pode com 15 ou 16 mais eu estou com um paixão lar na banca nome dele é Jones eu quero namorar com ele pode sim ou não?

    R: Olá Janaina, entendo que vc sinta desejo de namorar, mas nem tudo que a gente quer a gente pode ter na hora que quer. Tem coisas que é preciso esperar. Por exemplo: eu posso estar morrendo de vontade de comer uma laranja e o pe´ de laranja da minha casa está carregadinho, porém todas estão verdes, então ainda não posso comer aquelas laranjas, é preciso esperar elas estarem maduras , aí sim estarão saborosas. Da mesma forma é na nossa vida: tem coisas que se forem vividas antes do tempo serão amargas, não serão boas, deixarão marcas muito ruins na nossa vida. Saiba esperar minha linda. Eu tbm tinha vontade de namorar qdo eu tinha 11 anos, mas fui ter meu 1º namorado aos 16, durou 4 meses só, mas terminamos numa boa. Com 11 anos ainda não temos a maturidade para assumir um namoro, pois namoro toma nosso tempo, nossa hora de estar com os amigos, de cuidar da gente, de estudar, por isso é preciso esperar. Aproveite bem sua idade, suas amigas, se divirta bastante, e vc vai ver que assim vai passar rapidinho.
    Deus te abençoe!
    Vale a pena esperar! Deus não demora, Deus capricha!
    Um abraço
    DEia

  36. Pamela disse:

    eu gostei muito desse vídeo!!!!!mais eu começei a namorar com 13 anos e estou firme ate hoje e pretendo a mi casar com ele tmb!que DEUS possa abençoar as suas vidas

  37. amanda disse:

    para namorar e precis ter muita maturidade caso contrario nem adianta tentar e esta a minnha dica fuiiiiiiiiiiii bjs

  38. bianca disse:

    Eu adoro e amo um garoto ele também me ama, mas meu pai não quer que eu namore com ele, só com um outro, mas eu naõ sinto nada por ele.

  39. Teresa disse:

    Déia,
    Parabéns pelo seu casamento! Que alegria!

    Em relação ao vídeo, concordo com a ideia geral que foi transmitida sobre o que se pode fazer no namoro, mas gostava que me esclarecesse alguns aspectos, se possível:

    -Fiquei com a sensação que se pode “beijar à vontade”. Admitindo que o meu namoro é sério, ainda assim não acho que se possa “curtir”, “beijar” sem limites. Há beijos na cara, beijos na testa, “selinhos”, longos beijos de língua…e o vídeo dá a entender que tudo é igual, pelo menos na minha opinião. Concorda que, se o beijo é excitante, então é errado? Se despertar sensações e impulsos sexuais, mesmo que não se concretize a relação sexual, ficar se beijando e beijando é contaco sexual também…ou não? Qual a sua opinião e conselho sobre este assunto?

    -Fiquei também com a sensação que não se pode ter relações sexuais FORA do casamento porque são para ter DENTRO do casamento. E pronto. Mais nenhuma justificação. Talvez se pudesse explicar qos traumas que podem surgir com o sexo pré-marital, como prejudica o namoro, a alegria de ser só de uma pessoa, seu marido, talvez falar também no valor da virgindade, etc. Talvez este vídeo tenha continuidade, mas considero que o que foi aqui dito é que não se pode mas não se explicou porquê.

    -Por fim, querendo ser só de uma pessoa e, mesmo namorando seriamente, será que se eu casar com o meu terceiro namorado, mesmo sendo virgem, não vou ter pena de não ter guardado todos os meus beijos para ele? Será assim tão inconcebível dar o primeiro beijo ba boca somente no altar? Ser inteiramente do meu marido, não ter partilhado nada da minha intimidade com mais ninguém (como um beijo na boca)?

    Obrigada pelos eventuais esclarecimentos.
    Que Deus a abençoe e ao seu marido

  40. Bem da Hora
    bemdahora disse:

    Olá Tereza, muito obrigada pelo seu comentário no blog, e pelas observações feitas a respeito do vídeo. Vou tentar exclarecer os pontos que vc destacou.
    Realmente sua opinião em dizer que parece que o vídeo está incompleto é real, pois falando em namoro, se tem muita coisa pra falar e não se pode esgotar todo o assunto num vídeo de 3, 4 minutos, como são nossos programas da Webtvcn. As questões que vc levantou é material pra ser trabalhado num retiro inteiro para namorados. Os vídeos da Web são pinceladas no assunto e nosso objetivo com esse vídeo era deixar claro que namoro é esse tempo especial de conhecimento, de ir a fundo no coração, pensamentos, sonhos e planos, medos e anseios do outro, não é tempo de conhecimento íntimo (no sentido da sexualidade). E penso que isso ficou claro no vídeo.
    Sobre sua pergunta a respeito do beijo: se pode beijar a vontade? claro que não! É preciso ter medida, “a virtude está no meio” , equilíbrio é a medida, é preciso conhecer nosso limite e o limite do outro. Beijos intensos e demorados de língua é claro que vão despertar desejos sexuais na pessoa, então é preciso evitar, saber a hora de parar, o jeito que posso beijar e que não vai atrapalhar a vivencia da castidade em mim, no outro e no nosso namoro. Cada casal conhece seu limite, se o seu limite e do seu namorado é o beijo e vcs decidiram fazer isso só no dia do casamento, respeito a decisão e atitude de vcs, não há problema nenhum em querer viver isso só no dia do casamento, é uma escolha de vcs, mas não há pecado nenhum em beijar durante o namoro, que isso fique bem claro. Isso é permitido, é bonito e saudável no namoro, respeitando, como já disse, o limite de cada um, sabendo a hora de parar e o jeito de beijar.
    Em relação a questão da relação sexual fora do casamento, é claro que isso precisaria ser muito mais explicado, mas seriam preciso muito mais programas só sobre esse assunto e não frisamos isso por causa da idade do nosso público. Mas quando pregamos retiros para jovens e casais de namorados ou noivos, exploramos bastante esse assunto trazendo todos os benefícios de se viver a intimidade sexual somente depois do casamento e os pontos negativos de uma sexualidade fora do matrimônio, colocamos a posição da Igreja e a vontade de Deus, mas são horas de pregação. Não é coisa que se possa tratar com profundidade em 4 minutos de pgma, vc concorda comigo?
    Sempre ficarão pontos a serem tratados seja qual for o tema de nossos programas da webtvcn, pois são pgmas curtos, rápidos, de acordo com a linguagem de web, nossa intenção neles não é fazer grandes pregações, mas em um curto tempo desenvolver os temas, de acordo com nossa doutrina, a partir daí, despertar interesse para que a pessoa possa pesquisar e saber mais sobre o assunto.
    Qualquer dúvida que tenha ficado, estou a disposição.
    Deus te abençoe!
    Andrea Taisa

  41. Gabriella disse:

    booom eu queriiaa saber se pode namorar com 14 anoss
    ?

  42. Gabriella disse:

    eu gostoo de um menino e elle gosta de mim e eu gosto dele mais aii eu tenho 14 e elle tem 17 anoss
    intaum pode namorar com 14 mesmoooooo…

  43. Bem da Hora
    bemdahora disse:

    Olá gabriela, essa pergunta precisa ser feita para seus pais, são eles que vão decidir se você já pode ou não namorar. Por que seus pais? Porque eles são as pessoas que mais te amam e mais te conhecem e vão saber se você já tem maturidade para viver um namoro. Converse com sua mãe, pergunte a ela, veja se eles aprovam, pois namorar escondido acaba não dando certo. Minha opinião é que com 14 anos você poderia aproveitar seu tempo com outras coisas, pois terá muito tempo pra frente para namorar. Aos 14 estamos ainda sendo formados, adquirindo identidade, não temos maturidade para viver as responsabilidades de um namoro, é uma idade linda, para investir nas amizades, nos estudos, na diversão. Namoro requer tempo, seriedade, renuncia de muitas coisas, principalmente se a pessoa for ciumenta ou carente, vai querer vc só pra ele e isso vai exigir uma renuncia sua. O namoro a princípio é uma preparação para um futuro casamento, vc acha que já está preparada para viver isso? Ou vc quer namorar só pra beijar na boca? Isso é muito vazio e logo vc vai acabar enjoando da pessoa. Namorar é muito legal muito bonito, mas exige maturidade, para saber dividir nosso tempo com amigos, pais, irmãos, estudo e namoro, não dá pra grudar no namorado e esquecer do mundo. Mais cedo ou mais tarde vc ou ele vão se sentir dufocados e vão pular fora.
    Bom, essa é minha opinião a partir de experiencias vividas e de outras pessoas que tenho ouvido e aconselhado. Mas não esqueça: procure saber a opinião dos seus pais.
    Deus te abençoe!

  44. wellinton disse:

    quero uma namorada

  45. cheron disse:

    gente sabe tipoo assim eu gosto de um menino chamado kawan mais ele nem gosta de mim o que eu vou fazer bua

  46. Bem da Hora
    bemdahora disse:

    Olá querida, olha, nesse caso de vc estar gostando e o menino não gostar de vc, não há o que fazer, a não ser esperar esse sentimento passar, e eu te garanto: vai passar, até pq vc é muito novinha pra viver um namoro. Eu sei que não é fácil e que a gente sofre quando alguém não corresponde aos nossos sentimento, mas o melhor que vc tem a fazer agora é aproveitar bem essa fase que vc vive pra se divertir, estar com suas amigas, se dedicar aos estudos, à catequese, saiba que existe um amor bem maior que o de qualquer menino, que é o AMOR DE DEUS, esse não passa e sempre vale a pena.
    Um abraço!
    Déia-BDH

  47. Gisele disse:

    Eu estou namorando um menino. Ele estuda na mesma sala de aula comigo dez de sexta série. Já se conhecemos a 3 anos, e só agora viemos a namorar. Ele tem 16 anos.
    Mais só que meus pais não aceitam namoro agora, porque acham que eu já vou ter relações sexuais com ele, no namoro, e eu não quero isso agora, só quero que eles entendam que eu amo muito ele, e ele também me ama.
    Minha mãe sabe +/- desse meu namoro com ele. Já vamos ao cinema, eu ele 2 amigas minhas e minha mãe. Nesse dia foi o 1° dia que ela conheceu ele.
    O bom que ela gostou dele. Não achou nada de errado nele, viu q ele é um menino direito, legal…
    Mas só que ela não deixa eu namorar, por que fala q sou muito nova e ele também, fala q não temos responsabilidades, e também fala q eu vou ficar grávida, tipo assim do nada, acho que tds os garotos são iguais, que só querem transar e pronto, ai ela pensa no meu depois. Eu entendo a preocupação deles, mais o que eu queria é que eles me entendessem também, que me desses um voto de confiança.
    Minha mãe sabe que eu ando tds o dia no colégio com ele vem e vai embora para casa junto com ele, vamos marcar mais cinema, mais coisas para fazer juntos e com as minhas amigas.
    Mias só queria um conselho, o que eu faço para meus pais deixarem eu namoram? Para eles terem confiança em mim? Ainda mais q eu sou filha única. Mais o que minha mãe já esta percebendo que vai ser muito difícil um me separar dele, impossível, ele me faz tão bem, me ajuda na terrível matemática, é um ótimo garoto, com boa família. Só basta apenas meus pais conhecerem mais ele. Mais ele não querem, falam que eu só vou namoram com 18 anos, quando eu terminar os estudos. Mais eu estou amando ele agora com 14 anos não com 18. Por favor, me ajudem, preciso muito da ajuda de vocês.
    Beijos

  48. Bem da Hora
    bemdahora disse:

    Olá Gisele, desculpe a demora em responder seu comentário, mas é que precisava de tempo para poder responder a essa questão e as coisas aqui estão muito corridas. Enfim, vamos falar sobre a sua situação. Vc tem 14 anos, está “apaixonada”, quer namorar e seus pais não aceitam. Bem olhando a situação como vc me descreveu, posso entender que o problema nesse caso não é o menino de quem vc gosta. Seus pais não tem nada contra ele, a preocupação de seus pais é a sua pouca idade. E nesse ponto eu preciso ser sincera com vc: eles tem razão.
    Namoro é coisa séria, é uma responsabilidade. É gostoso estar perto de quem amamos, mas deixa eu te falar: amor verdadeiro é muuuito mais que isso. Namoro não é só pegar na mãe e beijar na boca, mas é conhecer o outro, aceitar defeitos, partilhar dores e alegrias, ter boas histéiras para conversar, é companheirismo, respeito, é saber dar espaço e tempo para o outro, é assumir a família da outra pessoa, é fidelidade, confiança, namorar é compometer-se. O amor verdadeiro é capaz de renunciar para poder viver as coisas do jeito certo depois. Acredito que vc não vai “transar” com o namorado, mas se vc começar a namorar com 14 anos, o que vai querer fazer com ele aos 16? Vai querer casar? Vou ser bem clara com vc amada: Qdo se começa a namorar muito cedo, os anos passam e chega uma hora que cansa só beijar na boca, vcs vão querer fazer algo mais, só que não estarão preparados para isso. Me entende? Vc quer se casar aos 16? aos 17? Acredito que vc queira estudar, encontra sua vocação, sua profissão, não é verdade? Então a questão é a seguinte: Vc pode até namorar com 14, mas ou esse namoro não vai durar muito, pq vcs não estão maduros para assumir essa responsabilidade, ou então vcs vão namorar por anos e vão acabar queimando etapas da vida de vcs.
    Aproveite para ser amiga dele, vá ao cinema com ele e suas amigas, lanchem juntos, façam coisas legais, se ajudem na escola, como vcs tem feito, mas tenha a maturidade de esperar um pouco mais para namorar. Vc disse que seus pais querem q vc o namore com 18 anos, mas está apaixonada por ele agora e não aos 18. Então isso quer dizer que vc só quer passar tempo? Não pensa em estar com ele qdo tiver 18 anos? Como é isso?
    Porque se esse amor que vcs sentem um pelo outro for verdadeiro, ele não vai passar com o tempo e vcs saberão esperar um pelo outro até que possam estar mais preparados para namorar. Se esse amor for verdadeiro, qdo vc tiver 15, 16, 18, 20 ou 30 anos ainda irá amar esse rapaz. Entendeu? Amor verdadeiro não passa, apenas amadurece e cresce!
    Pense nisso Gisele!
    Um abraço!
    Deus te abençoe
    Déia- BDH

  49. luiza disse:

    oi meu nome e luiza tenho 11 anos, tem um menino ele estuda na mesma escola que eu estudo ele se chama thiago ele tanbn tem 11 ano ele me pediu em namoro e eu aceitei mais minha mae diz que nao posso pensa em namora pq sou nova ainda, eu gosto muito desse menino agente nao beija na boca nao fica se agarrando vou faze 12 anos semana que vem sera que posso namora?

Comentários foram desabilitados.