«

»

jun
20

PECADOS CAPITAIS

Os programas dessa semana vão falar sobre os PECADOS CAPITAIS. É um tema muuuuito importante pois são eles que dão origem a todos os outros pecados. Todos os pecados que cometemos são sempre uma variação de um dos pecados capitais, ou ainda, uma combinação de mais de um pecado capital. Aqui estão explicados de forma simples cada um deles e tem as passagens bíblicas que vão te ajudar a entender melhor:

1. Soberba ou Orgulho: quando nos achamos melhor que todo mundo, não respeitando o próximo e passando por cima de tudo e de todos. Você se torna o seu próprio Deus pois a glória de tudo o que você faz sempre vai para você mesmo.(Eclo 10,15; Romanos 3,27; Gálatas 6,4; Mateus 18,3)

2- Luxúria: apego aos prazeres sexuais. Sua vida passa a girar em torno do sexo. Se você vê um homem/mulher já pensa em sexo. Como exemplo da luxúria podemos citar: o adultério (traição) e a fornicação (sexo fora do casamento), cobiçar a mulher/homem do próximo, a masturbação, o homossexualismo e lesbianismo, a zoofilia (sexo com animais). (2Pedro 2,13; Levítico 18, 20.22; Êxodo 20,17; Mateus 5,27; 1Coríntios 6,15; Gênesis 38,9-10)

3. Avareza: é o amor ao dinheiro. O dinheiro passa a ser tudo para você e você acredita que com o dinheiro pode fazer tudo e comprar tudo, inclusive as pessoas. Seu deus se torna o dinheiro. (Mt 6,24; 1Timóteo 6,10; Marcos 10,21-22; João 12,5-6)

4. Ira: quando brigamos a toda hora e com qualquer pessoa mesmo sem ter motivo. Quando guardamos mágoa ou rancor por alguém e não perdoamos como Jesus nos manda. (Mt 5,22; 21,12; 23,27)

5. Gula: quando comemos até não agüentar mais, chegando até mesmo a passar mal. Quando já saciamos nossa fome mas comemos o bife do outro deixando-o sem comida. (Filipenses 3,19; Isaías 5,11)

6. Inveja: quando queremos ter algo igual só porque o outro tem, é o famoso “olho gordo”. Não consigo em alegrar com as vitórias e conquistas do outro (Sabedoria 2,24; Gênesis 4,1-16; Mateus 10,42-43; 20,1-16; Gênesis 37,4; 1Samuel 18,6-16)

7. Preguiça: quando temos todo tempo do mundo a nossa disposição e mesmo assim deixamos de fazer as boas coisas em função de Deus e do próximo. (Eclesiástico 33,28-29; Provérbios 24,30-31; Ezequiel 16,49; Mt 20,6)

Tomemos todo cuidado com esses pecados que nos rondam o tempo todo e que acabam nos afastando de Deus, da nossa liberdade e da verdadeira felicidade.

PHN- POR HOJE NÃO VOU PECAR!


17 comentários

11 menções

  1. Bruno Lucena disse:

    vou ler a formação e eviar para os meus catequizandos.Esse é um conteúdo muito rico para ser trabalhado em catequese. Estou muito feliz Déia com a sua volta ao trabalho.
    Abraços
    Bruno Lucena

  2. Elizangela de sa farias disse:

    nos tamos sempre ligados no progama.Faço parte grupo filhos do céu em Nerópolis-GO manda um beijo para a Francidalva e o grupo filhos do céu. um beijam e tchal…

  3. carolina santos -marica-rj disse:

    oi Deia e td produção bem da hora
    muito fera essa formação sobre os pecados capitais e realmente precisamos fugir das ocasioes q nos leva ate eles e centralizar sempre a nossa vida em Deus , pois sempre q caimos no pecado Ele nos acolhe em sua infinita misericordia e nos da força e coragem para se confessar diante do sacerdote.
    fiquem com Deus
    bjs!

  4. Rafaela Carvalho(Sertãozinho) disse:

    Temos q ter todo cuidado do mundo mesmo,pq todos os pecados se orignam desse.
    Agarrar em Deus para o pecado se desgarrar de nós!
    Deus nos ajuda sim,mas precisamos ter força de vontade e atitude contra esses pecados!
    Obrigada pela informação tão boa q vcs do Bdh tem nos dado todo dia!
    Beeijoos*=*

  5. Rosangela - Paraiba disse:

    Olá!
    Legal a formação.
    É, precisamos olhar os passos de JESUS e imita-lo.
    O pecado é como um guarda-chuva, que impede que as graças e as coisas boas cheguem até nós. Portanto, precisamos vencer os desejos, romper com os bloqueios, vencer o ódio, ou seja, lutar conosco mesmo.
    bjs…
    PAZ E BEM!

  6. Aline Stochi disse:

    Ola Déia a Paz de Jesus
    muito bom o tema dessa semana ,é o mais importante para a nossa vida.
    vou aprender bastante concerteza
    muito obrigado Bem da Hora por cada dia nos ensinar a ser de Deus
    Deus abençoe a todos vcs
    um grande abraço para cada um da CN e do BH ,amo muito vcs
    até mais
    Pecados Capitais nem pensar
    somente Deus é nossa felicidade e nos ajuda a não cair nesses pecados capitais
    fiquem com Deus
    tudo de bom pra todos vcs
    beijos e abraços

  7. Luana APARECIDA DE SOUSA disse:

    21/06/2011 17;06
    Luana Aparecida de sousa 26 anos df brasilia

    karina temos que ter cuidado do mundo que nos oferece e arrancar e afatar deeus beijo

  8. sayonnara disse:

    Temos q ter todo cuidado do mundo mesmo,pq todos os pecados se orignam desse.
    Agarrar em Deus para o pecado se desgarrar de nós!
    Deus nos ajuda sim,mas precisamos ter força de vontade e atitude contra esses pecados!
    Obrigada pela informação tão boa q vcs do Bdh tem nos dado todo dia!

  9. TANIA FERNANDA RIBEIRO DA SILVA disse:

    OLÁ,GALERA BDH!!!!!!
    É ISSO AÍ,GALERA,O TEMA DA SEMANA É ESSA MESMA.
    MUITO BACANA O TEMA DESTA SEMANA E É DISSO MESMO QUE ESTAVA QUERENDO PRA RELEMBRAR UM POUCO MAIS SOBRE O VALOR DO PECADO QUE É A MORTE.MAS NÃO QUERO ISSO PARA MIM NÃO.
    ISSO É MUITO MALDOSO E CADA DIA AGORA,VAMOS APRENDER JUNTOS COMO VIVER A SANTIDADE EM NOSSA VIDA.
    TODO CUIDADO É POUCO!
    É O PECADO É QUE NOS LEVA A PECAR CONTRA O NOSSO DEUS E NOS LEVA PRA LONGE DA SANTIDADE E DE DEUS.
    POR ISSO OS PECADOS CAPITAIS NOS IPNOTIZAM AS PESSOAS A FICAR COM A PARTE DA MORTE MESMO,SE NÃO QUEREMOS ISSO,TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO,POIS TODO CUIDADO É POUCO MESMO.
    VALEU GALERA BDH E TÉ MAIS!!!!!!!!!!!!!!
    DEUS OS ABENÇÕE A CADA UM!!!!!

  10. Aline Gouveia disse:

    Esta muito legal esse tema q vai noa ajudar muito a fugir desses pecados q ñ covém né pessoa bdh .beijos e fiquem com deus

  11. Mariane (Moreira César- Pindamonhangaba) disse:

    Olá Déia!
    A paz de Jesus!
    Muito boa a formação e bem explicada, a semana dos pecados capitais é a que o nosso ministério foi! Foi super legal e os programas ficaram demais!
    Deus abençoe!

  12. anna sabrina-fortaleza CE disse:

    apesar de nós todos termos algum desses pecados é sempre bom reconhecê- los pra nao os cometer mais,obrigado por nos alertar sobre isso BJAO!

  13. camila disse:

    aiai ta muito bom o tema do programa to amando agora eu vou pedir um pequeno favor assistir novela e pecado ? me respondam se der pf? e pq eu gosto muito da novela rebelde e minha mae fica dizendo que e pecado entao queria saber. manda ai um alo pf

  14. Bem da Hora
    bemdahora disse:

    Olá Camila, obrigada pelo seu comentário no blog. Em relação a sua pergunta sobre novelas penso o seguinte: não posso te dizer: vc que assite novela está pecando, mas posso afirmar que esse é um mal que pode ser evitado. Por que um mal? Porque hoje a ideologia das novelas gira em torno da erotização, da traição, amores não correspondidos, rebeldia, imoralidades. O próprio nome dessa novela que vc quer assistir já diz tudo o que ela é. Deus pede de nós OBEDIENCIA, Jesus foi exemplo de obediecnia total e sabemos que o exemplo que devemos seguir é o de Cristo. O pai da rebeldia é o inimigo de Deus, o diabo, que foi o primeiro a se rebelar contra a Deus. Então, qdo vemos novelas, aos poucos, sem querer vamos nos guiando a partir do que vmos nessas novelas, passamos a achar o pecado algo normal, algo que faz parte da nossa vida e não é assim, precisamos lutar contra, fugir do pecado e nas novelas geralmente vemso as pessoas se deixando seduzir e se envolver por ele. Por isso depois de tudo isso que te falei, penso que vc deveria avaliar se vale a pena assistir esse tipo de programação.
    Deus te ama e tem sempre o melhor pra vc, só Deus tem a verdadeira alegria pra te dar, o mundo oferece prazeres passageiros. Pense nisso.
    Um grande abraço
    Déia-BDH

  15. Bem da Hora
    bemdahora disse:

    Olá Camila, obrigada pelo seu comentário no blog. Em relação a sua pergunta sobre novelas penso o seguinte: não posso te dizer: vc que assite novela está pecando, mas posso afirmar que esse é um mal que pode ser evitado. Por que um mal? Porque hoje a ideologia das novelas gira em torno da erotização, da traição, amores não correspondidos, rebeldia, imoralidades. O próprio nome dessa novela que vc quer assistir já diz tudo o que ela é. Deus pede de nós OBEDIENCIA, Jesus foi exemplo de obediecnia total e sabemos que o exemplo que devemos seguir é o de Cristo. O pai da rebeldia é o inimigo de Deus, o diabo, que foi o primeiro a se rebelar contra a Deus. Então, qdo vemos novelas, aos poucos, sem querer vamos nos guiando a partir do que vemos nessas novelas, passamos a achar o pecado algo normal, algo que faz parte da nossa vida e não é assim, precisamos lutar contra, fugir do pecado e nas novelas geralmente vemso as pessoas se deixando seduzir e se envolver por ele. Por isso depois de tudo isso que te falei, penso que vc deveria avaliar se vale a pena assistir esse tipo de programação.
    Deus te ama e tem sempre o melhor pra vc, só Deus tem a verdadeira alegria pra te dar, o mundo oferece prazeres passageiros. Pense nisso.
    Um grande abraço
    Déia-BDH

  16. Rafael Felipe de Sena disse:

    Olá, Déia e toda a galera Bem da Hora!
    Muito da hora esses conceitos para cada pecado capital!
    Tudo o que está escrito ali é a realidade, infelismente.
    E as veses acabamos cometendo esses pecados sem mesmo percebemos.
    Mas Deus sempre nos dá uma mãosinha para nós não ficarmos desligados e tropessarmos a caminho da vida eterna.
    Se nós formos fiéis a Ele, não nos separaremos Dele e iremos seguir o caminho sem pecados graves.
    Valeu, Déia, por me dar essa oportunidade de conhecer melhor os sete pecados capitais e aprender a evitá-los de maneira melhor!

  17. Débora Christine - Divinópolis MG disse:

    Olá Déia!!!
    Muito boa a formação! Os pecados capitais nos levam a cometer muitos outros pecados, por isso é importante conhecermos bem para não cairmos neles. Gostei muito das duas semanas falando sobre o tema!
    POR HOJE NÃO VOU MAIS PECAR!
    Um grande abraço e uma ótima semana!

  1. Deia Bem da Hora disse:

    Formação quentinha no nosso blog sobre o tema da semana: PECADOS CAPITAIS. onfira: http://t.co/kkhh8QQ

  2. AndreaTaisaCN disse:

    Formação quentinha no nosso blog sobre o tema da semana: PECADOS CAPITAIS. onfira: http://t.co/kkhh8QQ

  3. Ralphy disse:

    Formação quentinha no nosso blog sobre o tema da semana: PECADOS CAPITAIS. onfira: http://t.co/kkhh8QQ

  4. Rosana Lima disse:

    RT @TopsyRT: PECADOS CAPITAIS # http://t.co/P1NauZN

  5. Deia Bem da Hora disse:

    Confira a formação sobre o perigo dos PECADOS CAPITAIS e fique alerta! http://bit.ly/lk126M

  6. AndreaTaisaCN disse:

    RT @TopsyRT: PECADOS CAPITAIS # http://t.co/B7c2eg0

  7. Jhéssica Gomes disse:

    Vale a pena conferir! RT: @cndeia: RT @TopsyRT: PECADOS CAPITAIS # http://t.co/B7c2eg0

  8. Deia Bem da Hora disse:

    Daqui a pouco, PROGRAMA BEM DA HORA. Tema da semana: PECADOS CAPITAIS. Quer saber mais: http://bit.ly/lk126M

  9. Karina CN disse:

    Daqui a pouco, PROGRAMA BEM DA HORA. Tema da semana: PECADOS CAPITAIS. Quer saber mais: http://bit.ly/lk126M

  10. CÁSSIA disse:

    RT @TopsyRT: PECADOS CAPITAIS # http://t.co/wuFde94

  11. Bate Responde – Pecados capitais | Bem da Hora disse:

    […] Chegou a hora de testar seus conhecimentos e verificar se você ficou atento aos nossos programas e se deu pra aprender com a formação que postei aqui no blog. Se você ainda não viu essa formação, vale a pena ler antes de fazer o game, tenho certeza que você vai se sair muito melhor. Confere aí: PECADOS CAPITAIS […]

Comentários foram desabilitados.