«

»

out
29

Lembra da maçã?

Galera, nessa semana nosso programa está falando sobre ESCOLA, a relação entre alunos e professores.
Confira esse artigo escrito pela Déia. Compartilhe, divulgue e repense como está seu conceito sobre escola, professores, estudos.

Bom era o tempo da maçã, que deixada com carinho, ornava a mesa do professor. O tempo em que o aluno gastava horas pra desenhar e colorir a flor que seria o presente para a professora no outro dia; a rosa do jardim colhida ao longo do caminho que presenteava aquele ser admirável.

Mas que triste é ver que hoje em muitas salas de aula, alunos e professores parecem arqui-inimigos. Infelizmente muita coisa se inverteu… hoje não são os alunos que são expulsos por mau comportamento, mas os professores é que são exonerados do cargo ou desistem da profissão mediante o estresse. Por todo o país, é constante a notícia de professores que são agredidos física, moral, verbalmente e até perseguidos por alunos ou ex-alunos. Sem contar a agressão de todo fim do mês… O salário tão ingrato para um profissional que trabalha sempre, muito além de suas inúmeras horas-aulas, que ainda leva trabalhos e provas para corrigir em casa e passa horas se aprofundando na matéria, para no outro dia poder dar o melhor. Professor quando está na sua varanda lendo um livro, trabalha, quando capina seu jardim, aí sim, ele descansa.

É… bom era o tempo em que esses homens e mulheres eram tratados com gratidão e respeito pelos seus alunos, que sabiam reconhecer a importância daqueles que os ensinaram a ler e escrever e muito mais que isso, que o incentivaram, e o ajudaram a construir sonhos.

Lembro da Professora Iraídes – 4º série – como diz o nome, ela era brava, mas ensinava muito bem. Ela sempre me dizia que quando se aposentasse iria comprar uma lona de circo para eu ser a palhaça… o problema foi que ela aposentou, mas apaixonada por sala de aula que é, continuou na ativa e eu sem meu picadeiro. Acho que foi melhor assim! Picadeiros tem muitos, mas professoras como Dona Iraídes não.

Recordo agora do episódio em que um jornalista disse à Madre Tereza de Calcutá: “Por dinheiro nenhum eu faria o que você faz.” Madre Tereza respondeu: “Nem eu.” Nossa gratidão a tantas Iraídes espalhadas por esse Brasil que por vocação se dedicam com maestria a formar o mundo e que apesar do mísero honorário no fim do mês continuam como guerreiras portando suas armas: a competência, um giz, um quadro e a paixão por educar.

Andrea Taisa (Déia)- Artigo publicado na revista CN – Out/2011

12 comentários

  1. Ítalla Muniz- JAPARATUBA-SE disse:

    É verdade..eu acabando de ler este artigo me lembrei de quando eu era pequena,costumava colher as mais lindas flores do jardim da minha mÂe,colocava um vaso com agua para no dia seguinte levar para a minha professora..Ahhh! como eu gostava de fazer isso..e confesso que até nos dias de hoje eu cativo muito meus professores,os respeitando e os admirando mesmo tendo algums meios extressados rsrsrsrss,tenho 3 professoras prediletas a qual eu nunca deixo de agradar rsrsrsrsr e como eu ja estou no ultimo ano do ensino médio..ja estou com um enorme aperto no coraçâo porquê vou ter que ir para faculdade e deixar elas..e só sentir saudaes de tirar as minhas dúvidas no Biró das melhores notas e até das broncas pela bagunça rsrsrsrsr..Mas infeslimente na realidade de hoje é muito triste ver a falta de respeito entre professores e alunos,pois hoje nâo é como antigamente tudo mudou.. Sâo discussôes perseguições e falta de ética..o salario um absurdo e sem contar que todos os anos nada muda em ralaçâo a isso,tudo continua sempre a mesma coisa.
    Professor é a base de uma conquista,eles sâo uma grande importância neste mundo de situaçoes..pois sâo com a ajuda e sabedoria deles que nós aprendemos e progredimos na vida…
    Parabéns á todos os Professores..
    Beeeeijos Déinha Linda…♥

  2. Liana Marchioro Cruz disse:

    É verdade! Os professores merecem mais respeito. Mas aproveito esse momento para dizer que ser professor é ter um dom, e que ninguém deve ser professor por pressão de outras pessoas ou por achar que não tem nada melhor para fazer… Se for assim, a Educação não melhorará e será mais difícil que todos os professores, até mesmo os que tem esse maravilhoso dom, sejam respeitados. Com muito orgulho eu digo: Sou professora porque gosto e quero ajudar a mudar o mundo por meio da Educação e da evangelização.

  3. Luana Clara disse:

    Sabe , Déia…
    Minha mãe é professora e ela smpre chega em casa e me conta o que aconteceu no dia. Não que eu queira defender minha mãe mais realmente o que acontece na sala de aula não é fácil de aguentar tudo o que muitos alunos fazem . Fico triste em ver tanta coisa de ruin que muitos alunos fazem aos professores… acho que muitos só conseguem continuar porque tem Deus no coração e muita força que Ele dá aos professores.
    Um abração pra toda a família Bem da Hora

  4. Gabriel de Paula-São José dos Campos disse:

    Ja tinha lido essa matéria na revista,pois minha familia é socia da CN e achei muito interessante.Realmente hoje em dia infelizmente não é como antigamente,onde os professores eram valorizados como deveriam,são com eles que adiquirimos conhecimentos e nos preparamos para nos tornar bons profissionais,por isso merecem todo respeito e gratidão.Na minha escola graças a Deus os professores se dão muito bem com os alunos,pois mais que professores e alunos somos grandes amigos.
    Sou muito grato a todos os professores que ja me deram aula,em especial a professora Daniela de ingles,que mesmo depois de não me dar mais aula ,continuamos a ter contato até hoje atravez das redes socias,é uma exelente professora.

    Um grande abraço!

  5. Luana APARECIDA DE SOUSA disse:

    16/10/2011 22;00
    Luana Aparecida de sousa df brasilia

    eu nao gosto muito de maça porque nao tenho muita paciencça para come mais eu sei que gosta de de comer faz muito bem para a saude beijo

  6. ISABELA E LUIZ MIGUEL disse:

    Nossa Déia é uma delicia falar de uma pessoa que toda semana está comigo .
    A minha professora ela gosta muito de cantar e contar histórias numa destas histórias ela conta uma como ela se tornou professora e é lindo ouvi eu não estudo em escola particular mas ela sempre invoca Dom Bosco então eu quero agradeçer a todas as professoras que me deu aula em especial a professora Pituca
    Isabela Campinas

  7. Mariana - Jacareí disse:

    Nossa verdade Déia!
    Eu que ainda tenho 11 aninhos e to fazendo hoje dia 17 *–*
    Então,todos os alunos da minha sala ficam xingando a prof,e talls
    é claro q nem todos,faiz isso!
    Eu nao fasso u_u
    mais é a educação ser mt importante e tal.
    Queria que todo mundo tratasse sua prof com educação.
    Beijos,Mande abraço pra mim e pra minha irma Sabrina.
    Fiquem com Deus!

  8. carolina santos-marica-rj disse:

    oi Deia
    q lindo e realmente somos gratos aos professores por td q eles fazem por nós e maneira com q lidam com as coisas , seja em superar uma dificuldade, ao ensinar e tantos outros momentos.
    eu ainda tenho lembrança de alguns professores de infancia e é muito legal isso.
    fica com Deus
    bjs!

  9. Jhéssica Gomes (cachoeira paulista -SP) disse:

    Oie Gente Linda!

    ouw.. como é bom lembrar do meu tempo de escola, tbm gostava de colher rosas do jardim da minha tia pra levar pra prof. preferida, no momento nã recordo o nome dela, a todo ano com a troca de professores, sempre tem aquele pelo qual temos mais aproximação, já fora do colegial qdo fazia aulas de Analista Administrativo, tinha a Prof. Pâmela…. nossa como eu gostava e ainda gosto mto dela, pois mantemos contatos sempre que possivel, em dias de prova eu sempre levava com meus colegas, fruta e deixava em cima da mesa dela, era uma comédia ela entrar na sala e ver a mesa cheia de frutas, Laranja (mexirica), maças, e até bananas kkkkk’ bons tempos, hoje em dia é dificil esse carinho entre professor e aluno, mas acho que isso de desrespeito vem do tratamento que recebe em casa, uma boa educação comeca em casa é de berço… posso estar errada, mas é o que penso!

    Bom vou ficando por aqui..

    Beijos Mil*;

    Com carinho Kyky <3

  10. Camilla Custodio-são gonçalo-rio de janeiro disse:

    E verdade Deia, os professores ralam tanto para dar i melhor para a gente, mas somos muitos ingratos com ele, isso acaba deixando nos tristes elels tbm, eua acho isso uma bobeira alunos querer agredir os [professores por nada de mais, tem gente que adora o professor mais, depoi que tira uma nota baixa na sua materia, parece que o mundo cai para ele, comeca a falar mau, xinga, faz bagunca na aula dele e muitas coisas que vemos todos os dias nas salas de aula, temos que respeitar mais eles, eu amo meus professores e acho que o trabalho deles e lindo, meu sonho e ser professora de Letras eu amo essa materia
    FELIZ DIAS DOS PROFESSORES DE TODO O BRASIL!!!!!!!
    BEIJOS CAMILLA

  11. Cristiana disse:

    Oi galera bem da hora!! Eu estava lendo o post e me lembrei de quando era pequeninha e eu minha vizinha Dani q estudava comigo fazemos desenhos e cartinhas pra professora e até hoje faço para os meus professores. É verdade q não gosto muito de alguns e uns tb não simpatizaram cmg. Mas não se pode faltar respeito em uma sala de aula. Na minha sala da sexta serie tem alunos q ate xingam os professores mas eu respeito e sempre q posso faço uma cartinha pra eles cheia de coraçõezinhos.

  12. Julha Santos Paulino (Ribeirão Preto- SP) disse:

    Adorei!

Comentários foram desabilitados.