“Agindo Deus, quem impedirá?”

Print Friendly

O título dessa breve reflexão é extraído de um versículo bíblico no Antigo Testamento que, na sua íntegra, traz o seguinte: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43,13).

Veja: é o próprio Deus que nos comunica essas palavras através do profeta Isaías, ou seja, Ele nos garante pelas Sagradas Escrituras algo importantíssimo para nossas vidas: quando Deus age, ninguém O impede!

“Agindo Deus, quem impedirá?”

Gostaria de trazer outras duas traduções deste mesmo versículo bíblico. Perceba só que interessante:

Desde sempre EU SOU. Não há quem possa livrar da minha mão! Se eu faço, quem poderá desfazer?” (Tradução da Bíblia da CNBB) e “Eu sou Deus desde toda a eternidade. Ninguém poderia escapar de minha mão; quando executo, quem poderia destruir minha obra?” (Tradução da Bíblia Ave Maria).

:: Agenda Canção Nova BH

Nisso há um rico ensinamento para nós: Tentar impedir a ação de Deus equivale a querer desfazer aquilo que Ele fez ou ainda destruir a obra de Suas mãos.

E mesmo sabendo que nossa vida está inteiramente nas mãos do Senhor, acabamos caindo numa terrível contradição, ao “impedirmos” a ação de Deus em nós quando optamos pelo pecado.

Fazer a terrível escolha por pecar é o mesmo que sair correndo em disparada diante do sol que brilha forte no céu, para se esconder da ação de seus raios sob uma sombra qualquer. Quantas vezes eu e você fugimos da Luz Divina para buscarmos refúgio nas trevas que residem no nosso próprio coração! Todas as vezes que fazemos isso, insistimos em desfazer e destruir a linda obra de Cristo em nós.


Confira o convite do Alexandre Oliveira para você: 

:: Faça AQUI sua inscrição


É certo que existe uma obra do Espírito a ser realizada no nosso interior. Mas é igualmente certo que Deus age ao nosso redor, Ele exerce Seu poder também exteriormente, ou seja, no ambiente onde nos encontramos. E da mesma forma, quando optamos pelo pecado, desfazemos aquilo de maravilhoso que o Senhor já começou a realizar em nossa casa, trabalho, círculo de amizades e assim por diante.

Daí a importância de caminharmos sempre numa santidade de vida diante do Senhor. Não brinquemos com a nossa conversão! Precisamos levar muito a sério nossa relação com Deus, na certeza de que Ele sempre age a nosso favor, porém, nosso livre arbítrio pode ou não contribuir para que façamos a experiência dessa Vida Nova que Jesus nos oferece.

:: O que é de Deus acontece

Nesse sentido, recordo as belíssimas palavras do Papa Francisco na sua Exortação Apostólica sobre o chamado à santidade no mundo atual:

Não tenhas medo de apontar para mais alto, de te deixares amar e libertar por Deus. Não tenhas medo de te deixares guiar pelo Espírito Santo. A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça. No fundo, como dizia León Bloy, na vida «existe apenas uma tristeza: a de não ser santo» (Gaudete et Exsultate, 34).

“Busquemos o Senhor com urgência!”

Que o Espírito Santo lhe impulsione a retomar pra valer sua vida de oração. Não abandone sua intimidade com Cristo por nada e por ninguém, meu irmão! Se a sua família está “aos pedaços”, se a sua saúde vai de mal a pior, se a sua vida financeira está caótica, enfim, se tudo em volta parece conspirar contra você, não se desespere, pois Aquele que afirma: “Agindo eu, quem o impedirá?” deseja que você entregue a Ele as “rédeas” da sua vida. Faça isso agora! E saiba que, a partir desse Senhorio de Jesus na sua história, a vitória em Deus passa a ser não só uma promessa, mas sobretudo uma certeza.

Não queremos mais caminhar na obscuridade que essa “sombra” do pecado proporciona ao homem que abriu mão da sua fé, mas antes nos empenhamos em caminhar livres e contentes sob a luz desse Deus maravilhoso que sempre exerce Seu amor e poder a favor de nós.

Busquemos o Senhor com urgência! Pois Ele tem se deixado encontrar. Adoremos a Deus!

Um forte abraço!

Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova