E no princípio era a família...

Print Friendly

A família é um projeto de Deus para vivermos a dois. No decorrer da História, o homem e a mulher encontraram uma melhor forma para viverem juntos, assimilando no decorrer dos tempos os valores importantes para viver essa comunidade a dois. Deus foi formando o seu povo, ao longo do tempo, para que o ser humano pudesse viver junto a outros – e esse é um chamado, uma realidade humana, criada por Deus.

:: Encontro para Famílias com Diácono João e Maria Luíza

Temos uma história humana que nos revela como família surgiu, demonstrando como foi o processo do surgimento e de como ela tem se desenvolvido no decorrer da História. Existe, portanto, a participação humana na construção da família, e, como o ser humano sempre participa de um ato criador de Deus, com o desenvolvimento da família não seria diferente.

“A família é o lugar sagrado para a formação da pessoa.”

Diante dos acontecimentos sociais, econômicos e políticos, bem como a visão de pessoa que estava inserida em cada período da história humana, a família foi impactada e sofreu influências dessas ideias.
[…]
A família sempre existiu; portanto, é criação, projeto e sonho de Deus. A humanidade pode, assim, experimentar o que sempre existiu no coração de Deus: o amor.

O pai e a mãe oferecem toda segurança e suporte necessários para que o ser que está surgindo tenha mais equilíbrio, desde as necessidades mais básicas até as mais complexas, para viver em sociedade. A família é o lugar sagrado para a formação da pessoa. Nota-se que, quanto mais ela estiver estrutura, mais terá condições de proporcionar ao mundo filhos mais maduros para o encontro com os outros e constituídos de uma personalidade ais estruturada e equilibrada.
[…]
Atualmente, não temos visto tanto amor na nossa sociedade, porque as famílias estão desistindo de amar. Muitas pessoas perderam o sentido do matrimônio. Muitas famílias estão destruídas devido a tantos conflitos e dificuldades diárias; elas se encontram perdidas diante de ideologias, de tantos conceitos deformadores.

As famílias estão desistindo de lutar e, assim, veem no divórcio a melhor saída. A família perdida, desconstituída do seu “rosto original”, muitas vezes não tem formado pessoas que veem e experimentem o amor na família e que possam propagar o amor de lá para o mundo.
[…]
É preciso que nos encontremos com o projeto, com o sonho de Deus, para, assim, suportarmos os sofrimentos e tantos desencontros. Dessa forma, será possível visualizarmos saídas mais saudável para todos.

Diácono João Carlos e Maria Luíza lançam o livro “Diagnóstico Familiar” pela Editora Canção Nova

Texto extraído do livro “Diagnóstico Familiar” do diácono João Carlos e Maria Luíza