O "Outono" em minha vida

Print Friendly

Cada estação do ano tem as suas características e sua beleza. A natureza tem muito a nos ensinar, afinal nossa vida também tem suas estações. Perdas e ganhos; frio e calor; fazem parte da vida que se renova, que se refaz, ainda que, de tempos em tempos, conheça a dor, a derrota e o sofrimento.

outono

Do ponto de vista cultural, o Outono é visto como um tempo de mudança, uma estação que inspira beleza, mas também a melancolia e a transição entre um acontecimento e outro. Imagens de folhas e de árvores “nuas” também se vinculam a essa estação.

O outono é a estação dos ventos fortes

Muitas vezes os ventos do outono sopram fortes contra nós, e como as folhas que são levadas ao vento, nossos sonhos e projetos vão embora. Nos sentimos como uma criança que construiu seu castelo na areia e a correnteza o desmoronou. São os ventos das grandes provações. As expectativas que tínhamos começam a murchar, nossos projetos parecem cair por terra, a decepção aparece e os sonhos são frustrados. Os amigos começam a se afastar. A fé parece não ter sentido, é como se até Deus tivesse ausente. Mas o segredo pode estar no deixar que as folhas caiam naturalmente, sem dar muita atenção a força do vento, é abrir mão daquilo que nos apegamos, do que acreditamos ser nossa verdade, pois tudo isso pode ser apenas folhas secas diante de Deus, e Ele pode surpreende com uma primavera cheia de novidades. Mas para isso é preciso viver bem o outono, e abrir mão das folhas amareladas e secas.

Tempo de colher os frutos!

É no Outono que a maioria dos frutos amadurece. Assim é necessário colher tudo que germinou, pois se passar do tempo o fruto se perde. É quando Deus nos tira da superficialidade, da criancice, do egoísmo e do orgulho, pois a dor e a decepção trazem maturidade.

Não deixe que a dor de uma estação roube a alegria de todas as outras. Não julgue a vida apenas por uma estação difícil. E viva bem todos os Outonos, Invernos, Primaveras e Verões que a vida lhe trouxer.

Bom Outono!

Edcleide Campos de Oliveira
Jornalista e missionária da Comunidade Canção Nova