Por que jejuar ?

Print Friendly

Se caso você procurar a resposta a esta pergunta certamente irá encontrá-la de todas as formas e matizes. Se procurar no catecismo da igreja católica irá encontrar. Se procurar em livros de denominações não católicas, cristãs ou não, de certo que encontrará. Se procurar em livros e artigos científicos será vasto o seu conhecimento ali absorvido. Há respostas até dos “antigos”, aquelas pessoas de saber popular. Há muita resposta, muitas! Nos livros de psicologia ou em livros de autoajuda pouco ou nada se fala e quando se refere a resposta não é objetiva, aparece ali tangenciando outras vias de auxilio à vida humana.

É sabido que a pessoa humana é constitutivamente integra (corpo, alma e espírito), desintegrá-la resulta uma vida vegetativa e ou morre-se. A saúde da integridade do ser humano depende da saúde de cada uma das dimensões. Numa situação análoga quando se faz exames aparece por vezes como preparação (e isto é feito de forma consciente e obediente pelo paciente) que se faça um jejum de 8, 12 ou até 24 horas. Busca-se o agente causador de um distúrbio na saúde. Essa análise parte sempre do princípio de se descobrir o que não está bem. Tem-se os preparativos adequados para cada situação, de modo a não tornar enganoso ou falso o resultado do exame, condicionando desde aí os próximos passos para resolver tal incômodo. Se cairmos doentes por causa do corpo caímos por inteiro, o pensamento fica abalado, o espirito abatido, tudo fica desequilibrado. Caímos nós e os que estão ao nosso redor acabam por serem também de alguma forma atingidos.

Veja que simples entendimento:

Jejuar para que o exame não seja enganoso ou falso (para sermos transparentes).

Jejuar para buscar o agente causador do distúrbio (para aprendermos com erros).

Jejuar para saber o que não está bem (chamamos de discernimento)

Jejuar por um diagnóstico acertado e um prognóstico eficaz! (para sermos coerentes)

Asseguro que ficou legal, é uma boa resposta: Jejuar para ter saúde no corpo na alma e no Espírito! Jejuamos no corpo pra curar-nos por inteiro!

Discipline-se no Jejum!

Deus abençoe!

Diácono Osvaldo Lima Filho