Quaresma: Tempo de Reflexão e Conversão

Print Friendly


Durante a quaresma, os cristãos dedicam-se a oração e penitência recordando o tempo que Jesus passou no deserto e consequentemente as dores na cruz. É tempo de dedicar-se areflexão diária e a nossa conversão.


Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. É  uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

Como viver bem este tempo de Quaresma?


Reconhecendo as dores passadas por Jesus e dedicando a viver uma vida santa e digna conforme os seus ensinamentos.


Toda ação de penitencia, oração e reflexão  buscada neste tempo de Quaresma nos aproxima da graça de Deus e consequentemente nos torna mais íntimos Dele.


É muito importante ter coerência em nossas ações não somente neste tempo, mas viver bem aquilo que buscamos e apresentamos às pessoas diariamente, de modo a vivermos aquilo que realmente somos interiormente. Buscar sempre a santidade.


Somos chamados a viver bem este tempo, praticando o exercício do Jejum, esmola e da oração diária, com o objetivo de buscar nossas maiores mudanças, nossa conversão, de corpo e alma.

Mas como tenho vivido este tempo?


Papa Francisco nos ensina verdadeiramente:
Peça ao Senhor a força e vai humildemente avante, com aquilo que pode. Mas não maquie a alma, porque, se fizer isso, o Senhor não o irá reconhecer. Peçamos ao Senhor a graça de sermos coerentes, de não sermos vaidosos, de não aparecer mais dignos daquilo que somos. Peçamos esta graça nesta Quaresma: a coerência entre o formal e o real, entre a realidade e as aparências.”


É importante ressaltar que nossas ações de mortificação da carne devem ser vividas em prol da espiritualidade pessoal e não como auto-publicidade, além disso, essas ações devem ser vividas com muita oração, caso contrário perdem o sentido.


Irmãos em Cristo, este é verdadeiramente o tempo. Tempo de reflexão de nossas ações, de como temos vivido e até onde queremos reconhecer as nossas falhas buscando a conversão espiritual.


Tempo de buscarmos fielmente viver os ensinamentos do nosso Senhor, de sermos verdadeiramente aquilo que propomos ser, transparência em tudo, principalmente com o Nosso Senhor Jesus Cristo.


Que possamos viver bem o verdadeiro tempo de Quaresma.
E que seja um tempo de mudança para nossas vidas, que após a quaresma nossas atitudes sejam de homens e mulheres novos para um mundo melhor, no caminho da santidade.


Um abraço
Misael Matos e Sandra Cabral ( Missionários Segundo Elo da Comunidade Canção Nova)