10/09 Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 Setembro Amarelo.

Neste mês abordamos um tema super importante, que nos leva a grandes reflexões e requer de cada um de nós muito entendimento e respeito.

A Campanha Internacional Setembro Amarelo, tem oficialmente o dia 10 como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas devemos e precisamos saber que diariamente temos que estar nos conscientizando sobre esse assunto, que é de extrema importância, pois infelizmente as vidas perdidas aumentam anualmente, e os casos de tentativas estão crescendo assustadoramente.

Não podemos ignorar e fazer vista grossa para esse fato real. É necessário estarmos mais atentos e presentes na vida das pessoas que estão ao nosso lado, e que muitas vezes com um olhar ou no silêncio, quer nos dizer muitas coisas.

Devido a correria da vida, estamos deixando de cuidar da nossa saúde mental que é tão necessária, importante e preciosa, estamos vivendo muitas vezes no automático, buscando nos realizar em todos os sentidos da vida e esquecemos de cuidar da nossa mente, que tem um impacto direto no nosso corpo e na nossa saúde de forma geral. Estamos nos perdendo, quando alguma coisa ou situação não dá certo, não paramos mais para conversar, refletir, falar, escutar, sentir, amar, abraçar, acolher e ser acolhido, perceber os sinais que claramente nos mostram que nós precisamos nos encontrar ou que o outro precisa de nós.

Precisamos urgentemente colocar em prática a empatia, a solidariedade, a disponibilidade, a atenção e a consciência de que o que temos de mais importante é a nossa vida, a de quem amamos e a de quem de alguma forma nos procura enquanto profissionais ou seres humanos, devemos zelar e procurar ajudar quem quer que seja, com muito amor, carinho, respeito, amizade, pois uma conversa simples, saudável, regada de afeto e acolhimento, não de julgamento, pode mudar e salvar a vida de muitas pessoas inclusive a nossa.

 

Renata Andréia Ribeiro

Psicóloga Centro Médico Padre Pio.