IV Congresso Brasileiro de Médicos Católicos

Créditos: Diretoria da Associação Brasileira de Médicos Católicos. 

“Vocação e Missão do Médico Católico”

Este foi o tema escolhido para o IV Congresso Brasileiro de Médicos Católicos. Que aconteceu em Brasília, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Esperança de 12 a 14 de novembro de 2021. Foram 20 anos depois do último encontro. Participaram 14 Associações Diocesanas, além de Grupos de Médicos Católicos e lideranças médicas eclesiais brasileiras. Num total de mais de 150 participantes entre médicos e estudantes de medicina, além de 150 inscritos de forma on-line.

As conferências, mesas redondas e colóquios levaram a uma série de reflexões. Diversas delas sobre a atuação do médico quanto a sua responsabilidade social, na defesa e promoção da vida, além de vida familiar, espiritualidade.

Créditos: Diretoria da Associação Brasileira de Médicos Católicos. 

Um momento importante foi a criação da Associação Brasileira de Médicos Católicos. Vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, na relação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Isso possibilitará e favorecerá essa comunhão entre os médicos católicos de todo o país, bem como a unidade entre as diversas associações diocesanas.

O Congresso foi um momento privilegiado de encontro entre médicos católicos de diversas partes do país. Momento em que foi possível trocar experiências, animar um ao outro, reconhecer que este desafio é vivido em várias Dioceses do Brasil.

Doutora Márcia Mayumi Fujisawa,

Clinica geral no Centro Médico Pe. Pio e Gastroenterologista.