Outubro Rosa: o que devemos saber sobre o câncer de mama

Falar abertamente sobre câncer de mama pode ajudar a esclarecer mitos e verdades sobre o assunto.

Fazer o diagnóstico do câncer logo no início, facilita o tratamento.

Muitas pessoas por medo ou desinformação podem atrasar o diagnóstico.

O que é Outubro Rosa?

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Iniciou nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, iniciou a partir de 2002, e a partir de 2018 foi instituída como Lei Federal.

O que é o câncer de mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
Alterações no bico do peito (mamilo).
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

O auto-exame previne a doença?

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama.
Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta.
As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, é recomendado que as mulheres façam exame de rotina? Sim. A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento) para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. As mulheres devem ser informadas sobre os benefícios e riscos dessa prática.

Quem deve fazer mamografia de rastreamento?

É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.

Saiba mais
Cartilha INCA

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/cartilha-mama-6-edicao-2021_1.pdf

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama/

 

Doutora Márcia Mayumi Fujisawa

Clinica geral no Centro Médico Pe. Pio e Gastroenteologista.