5 dicas de prevenção ao acidente de trabalho

Fonte: Google

1. Preze pela atenção no trabalho

Todo trabalho é preciso ser feito com foco, por isso retire do seu ambiente de oficio toda situação de distração como celulares, conversas e todo barulho que possivelmente será um cenário de desatenção que pode acabar ocasionando um acidente grave.

2. Cuidados com a equipe

A prevenção de acidentes é um trabalho em equipe, por isso é essencial que colegas de trabalho cobrem e orientem uns aos outros, para evitar acidentes e situações de risco. Um exemplo é a fiscalização do uso dos EPIs, um funcionário deve lembrar os demais de se equiparem corretamente, seguindo as normas da empresa, sendo assim para todos os serviços sempre deve ter um cuidado com o próximo.

3. Exija o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois protegem os funcionários e fazem com que sua produtividade não seja afetada. Cada função exige EPIs específicos, portanto, é importante conhecer cada um deles e para que servem.

4. Evite exposição imprudente ao risco

Alguns acidentes podem acontecer por imprudência do trabalhador, se alguma situação próxima a você demonstra perigo, não se aproxime, muito menos acesse locais que você não tem autorização para estar ali. Evite, também, ficar próximo de áreas e equipamentos que você não tenha um treinamento qualificado, isso pode ter consequências graves. Portanto, qualquer situação que possa trazer alguma ameaça para si ou para os outros, precisa ser evitada.

5. Divulgue os riscos

Antes de prevenir qualquer acidente, seus colegas e funcionários devem conhecer todos os riscos a que estão submetidos. Quando os riscos são propagados para os demais membros da empresa todos criam consciência da importância da prevenção desses acidentes, já que agora entendem o quão perigosos esses riscos podem ser tanto para si como para o próximo.