Como anda a saúde mental das pessoas na pandemia

Mais da metade da população teve o psicológico afetado

Fonte: Fotografia Canção Nova

A saúde mental foi um dos fatores mais afetados durante o isolamento proposto devido à disseminação do covid-19. Segundo o estudo One Year of COVID-19, realizado pelo instituto ISPSOS (Índice Primário de Sentimento do Consumidor) e divulgado no início de 2021, 53% dos brasileiros relataram piora do bem-estar mental no ano de 2020.

Além das ocorrências provocadas pelo vírus e o receio do contágio, 75,2% da população mencionou o medo de que seus familiares contraíssem a doença, por possuírem comorbidades ou alguma vulnerabilidade perante a doença.

Por essas razões, grande parte do psicológico das pessoas em isolamento foi afetado, e hoje procuram tratamentos com psicólogos e psiquiatras para suprir a necessidade de entender sentimentos e sensações que surgiram no decorrer da pandemia.

No Centro Médico Pe. Pio são realizadas cerca de 700 consultas na área da psicologia e psiquiatria por ano, mas, por consequência da pandemia, esse número chegou a aumentar consideravelmente no ano de 2021. Obtendo mais de 900 procedimentos relacionados à saúde mental.

Os principais diagnósticos apresentados são a ansiedade, que muitas vezes está relacionada à incerteza quanto ao futuro. O pânico, a depressão, a preocupação e a angústia foram os sentimentos mais relatados nos atendimentos durante este período, no setor de psicologia no Centro Médico.

A psicóloga Natália, que trabalha no setor, descreve como estão sendo esses atendimentos: “Aqui, nós temos toda uma assistência com os pacientes, vamos além da enfermidade física e psicológica, trabalhando em conjunto com a psiquiatria, para poder dar esse auxílio de um acolhimento completo as pessoas que se veem em situações de impotência.”

Para pessoas que se encontram nessa situação, é primordial que recorra a profissionais capacitados, que poderão dar um subsídio e apoio, referente a esses sintomas decorrentes da pandemia. É importante saber que você não está sozinho, e procurar um profissional especializado é a melhor solução.

Você que é profissional da área da psicologia e psiquiatria e se identificou com a nossa missão, não perca tempo, entre em contato conosco e nos ajude a continuar esse lindo trabalho de restauração humana! Para mais informações, entre em contato conosco, pelo e-mail centromedicovoluntario@cancaonova.com ou telefone 12 2122-9648.