Caminho 33
COMO NASCEU O PROJETO?
O projeto nasce dentro de um contexto: Covid 19.
Ao acompanhar os noticiários que falavam do caos mundial devido ao alastramento do vírus Covid 19, no meu coração brotou o desejo de fazer uma peregrinação de bike, o Caminho da Fé, de Águas da Prata/SP ao Santuário de Aparecida/SP, aproximadamente 320 km.
O objetivo de fazer o Caminho da Fé de bike foi rezar para cessar a pandemia no mundo inteiro.
Para conseguir percorrer os 320 km, eu precisava treinar, foi o que fiz. Me preparei durante vários meses pedalando na Serra da Bocaina, um lugar de chão de terra e diversas subidas. E, durante os treinos de bike, surge a inspiração do Caminho 33 – Peregrinação no Pedal. Este projeto nasce dentro do contexto da pandemia.
Por várias vezes, enquanto eu pedalava pelas diversas rotas na Serra da Bocaina, no meu coração brotava essa pergunta: porque não fazer deste lugar, um lugar onde o povo de Deus possa vir peregrinar?
Aos poucos, fui percebendo que o Caminho 33 é projeto de Deus. Pois, em cada percurso que eu pedalava, no meu interior brotavam sentimentos, ideias, pensamentos; e tudo isso se misturava com uma convicção: é plano de Deus. O Caminho 33 é um lugar de peregrinação.
O Caminho 33 fica próximo da Canção Nova em Cachoeira Paulista/SP, e se constitui de diversas rotas, com os mais variados graus de dificuldade, beleza, distância e elevação. O ponto de partida e chegada do caminho a ser percorrido é o Santuário do Pai das Misericórdias.
Peregrinar é retirar-se para um lugar e fazer um retiro espiritual, é reservar um tempo para meditar a vida. Portanto, durante toda a peregrinação creia: Deus nos dá a graça da superação a cada dia.
Além de fortalecer a saúde espiritual, cada rota proporciona ao peregrino o fortalecimento da saúde física e da saúde emocional. E claro, a oportunidade de contemplar a beleza do lugar.