A Quaresma é um tempo forte de oração, penitência e jejum. Mas quando pensamos em jejuar, podemos ficar na dúvida, sem saber como fazer. Por isso separei abaixo 4 tipos de Jejum apresentados por Mons. Jonas Abib, e que muito nos esclarece a este respeito.

Jejum da Igreja

Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é exatamente simples, podendo ser realizado por qualquer um. […]

Alguns podem pensar que esse jejum é muito simples, fácil. Mas não é bem assim.[…]

Jejum a pão e água

Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando sentir fome e beber água quando sentir sede. Apenas isso e nada mais.[…]

A questão não é comer e beber água ao mesmo tempo;pelo contrário, deve-se evitar isso. Nosso tipo de pão, quando ingerido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.[…]

Jejum a base de liquidos

O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito eficaz de jejum que refreia a gula e garante a disciplina.[…]

Jejum completo

Nesse quarto tipo de jejum, não se come nada, apenas se bebe água.

É recomendável que, apenas de experimentar essa forma de jejum, você realize o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.

No jejum completo, é fundamental beber água várias vezes ao dia.Não é aconselhável fazer o jejum a seco, ou seja, sem beber água, especialmente, quando não se fez um bom treinamento. Mas é possível fazer jejum sem ingerir mesmo água?

Sim, como já foi mencionado, é possível. Porém, somente pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.[…]

Como citado acima, nosso organismo precisa de água. Ele necessita estar bem hidratado para agir e reagir no campo espiritual. Assim, como o jejum se destina a combaterntes que batalham por Deus na dimensão espiritual, beba água várias vezes ao dia quando, se for praticar o jejum completo.

A motivação, a decisão por fazer jejum precisa ser o encontro com Deus, a melhoria da nossa oração e a obtenção de disciplina. Ele é o meio de Deus nos abrir à graça da contemplação, da intercessão a da unção do Espírito Santo.

Como Maria, façamos esse encontro com Deus, com alegria e disposição de coração lhe apresentando tudo o que trazemos no nosso coração: dores, alegrias, preocupações…súplicas.

Nosso Deus é um Deus de Amor e Misericórdia.

fonte: Lv. “Práticas de Jejum” – Mons. Jonas Abib

4 Comentários

  1. Bom dia, faz muitos anos que eu não faço jejum, e quero fazer, quero mudar de vida, viver no espirito, só que preciso de um conselho, em caso como tenho forte dores de cabeça, “enxaquecas” pode ser considerado jejum, se eu tomar um bom cafe da manha e logo apos fazer o Jejum a base de liquidos, é valido?? e qual o tempo “preciso” para se jejuar??

  2. Obrigado pela sua publicação pessoal maravilhosa! Eu realmente gostei de lê-lo,
    Você pode ser um grande autor. Sempre marquei sempre o seu blog
    E muitas vezes voltará no futuro previsível. Quero encorajar continuar
    Seu excelente trabalho, tenha uma boa manhã!

  3. Boa Tarde!
    Preciso de uma orientaçao como iniciar o jejum como oferecer o jejum e com
    entregar porque faço mas preciso se saber a oraçao certo pra ta iniciando e
    terminando ficarei muito grata se puder me explicar, desde ja agradeço que
    deus abencoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *