As avós tem um importante papel na vida dos netos. Não apenas por serem consideradas “mamãe com açúcar, mas sobretudo na transmissão da fé para seus netos.

Como Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e por isso, avós de Jesus.

Neste dia recordamos essa presença tão querida em nossa família com o coração agradecido e rogando a Deus que os abençoe cada dia mais no cumprimento da sua missão de avós. Pois se seremos pais, ou se teremos fillhos…Isso só o tempo dirá!

Mas de uma coisa temos certeza, temos um pai e uma mãe, temos avós… isso é uma realidade.

Na Sagrada Escritura também encontramos um lindo e louvável elogio que Paulo faz a mãe e a avó de Timóteo.

“Recordo-me também da fé sincera que há em ti, e que habitou, primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, que certamente habita também em ti.”
2 Timóteo 1,5

Eunice e Lóide, mulheres que amaram a Deus e transmitiram a seus filhos e netos esse amor.

Provavelmente o nome de Lóide signifique “encantadora”, e sabemos que o apóstolo Paulo descobriu que isso era verdade na vida dessa mulher. Por isso ele a elogiou, nas cartas escritas a Timóteo.

Lóide era judia, piedosa que recebendo os ensinamentos do Antigo Testamento os transmitiu a sua filha Eunice e a seu neto; preparando o coração de ambos para ouvir e distinguir as palavras de vida eterna em Jesus Cristo anunciadas por Paulo, quando passou pela cidade de Listra, sua terra natal.

A fé de Lóide era genuína e sem fingimento. Não era uma fé de aparencias, uma fé de conveniências. Seu legado, sua experiência com o Amor do Deus Único e verdadeiro com certeza inflamou o coração de seu neto, Timóteo. Esse jovem cristão que acompanhou o apóstolo Paulo, em suas pregações e o ajudou a organizar a Igreja na região do Mediterrâneo.

Feliz dia dos avós!

Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *