Família e os problemas atuais e civilização do Amor Vª parte

Com este texto finalizamos o tema sobre Família e os problemas atuais e civilização do Amor:

A família tem grande importância, pois ela é o seio da sociedade. Destruindo a instituição familiar coloca-se em risco a existência da sociedade. Por isso devemos lutar pelos verdadeiros valores, colocando a família e a vida em primeiro lugar.

Vivemos em uma sociedade relativista e o hedonista, e quem não se enquadra nos padrões estabelecidos por esta cultura do descartável é simplesmente excluído. A falta de uma base familiar sólida é outro problema serio que também necessita de soluções.

A solução deve partir primeiramente no meio familiar, construindo a civilização do amor. Sim construir um lar sólido a partir dos princípios apresentado por São João Paulo II na carta as famílias, onde afirma que a missão dos cristãos é construir a “Civilização do Amor”.  

Devemos iniciar esta civilização do amor no ceio familiar, pois a primeira e a mais importante é a família. Quando falta a família na infância da pessoa, acaba por criar-se uma inquietante e dolorosa carência que pesará depois sobre toda a vida. A família depende realmente e por diversos motivos da civilização do amor, onde encontra as razões do seu ser família. E, ao mesmo tempo, a família é o centro e o coração da civilização do amor.

É importante cultivar uma qualidade de vida no convívio familiar, uma família bem formada nos princípios cristãos encontrará menos risco de fraquejar diante dos desafios do mundo atual. Não podemos esquecer que “a Igreja considera o serviço à família uma das suas obrigações essenciais. Neste sentido, tanto o homem como a família constituem ‘a via da Igreja’”.

 Referencias

 Carta as Famílias de João Paulo II disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/letters/documents/hf_jp-ii_let_02021994_families_po.html> Acesso em 18 de maio de 2018

Família cristã deve ser fonte de felicidade para o mundo, Disponível em< https://noticias.cancaonova.com/brasil/familia-crista-deve-ser-fonte-de-felicidade-para-o-mundo-diz-bispo/ > acesso em 18 de maio de 2018

 

_______________________

Padre Leandro Couto

Comunidade Canção Nova

_______________________

Veja Também:

Família e os problemas atuais e civilização do Amor

Família e os problemas atuais e civilização do Amor IIª parte

Família e os problemas atuais e civilização do Amor IIIª parte

Família e os problemas atuais e civilização do Amor IVª parte

 


Padre Leandro Couto

Natural de Borda da Mata MG, membro da comunidade Canção Nova desde 2007. Atualmente na Missão Canção Nova Cuiabá MT.