Saber escolher entre tantas opções

Encontre um tempo para ouvir a Deus.

Encontre um tempo para ouvir a Deus.

Quem não sabe dar prioridade ao mais importante vive perdendo tempo

Que bom que, entre tantas coisas que tem para fazer, você encontrou um tempinho de parar e para ter contato com a Palavra de Deus.

Pegue o Evangelho de São Lucas 10,38-42. Leia o texto, ele é curtinho, mas você pode lê-lo várias vezes e no silêncio deixar que essa palavra fecunde seu coração; pare agora escute o Senhor:

 

38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

 

Espero que você tenha ido além da óbvia pergunta: com qual da duas eu me pareço, Marta ou Maria? Podemos aprender com as duas, Jesus está naquela casa como visita, e todos nós fomos educados a darmos toda atenção quando chega em casa uma visita, é assim que aprendemos com nossos pais.

Marta estava muito agitada porque tinha muitas coisas para fazer, igualzinho a tantos de nós. Quem centra sua vida nas coisas que precisa fazer, costuma a não saber dar prioridade ao mais importante. Entre muitas coisas importantes existem as principais e quem não sabe organizá-las corre o risco de sempre exigir que outros devam ser e fazer como eles, assim como Marta, reclama para Jesus de sua irmã Maria. Já percebeu como quem não sabe dar prioridade ao mais importante, vive perdendo tempo!

 Jesus ajuda Marta a perceber que entre muitas coisas para fazermos, devemos começar por aquelas que são necessárias, aqui nesse Evangelho a prioridade era ouvir a Palavra de Jesus. Parar para ouvir é a coisa mais rara na vida de alguém que, agitado pelos seus afazeres nunca pode “perder tempo” ouvindo os outros. Se você já pensou assim alguma vez, provavelmente, também você vive agitado com muitas coisas e não saberá receber a visita de Jesus na sua vida.

Marata é uma mulher agitada pela quantidade de coisas para serem feitas, muitos homens são cheios de reuniões, trabalhos e atividades, que nem sobra um tempo para ouvir as pessoas de sua casa, veja lá uma visita que chegue sem hora marcada perdendo as oportunidades de estarem juntas. Quando sobrar um tempo, quem sabe se lembrará de ouvir Deus, isso, é claro, se não tiver nada atrasado para ser feito!

Maria ficou aos pés de Jesus, não porque era preguiçosa ou porque estava fugindo do trabalho, provavelmente ela também estava fazendo algum trabalho, porém quando Jesus chega, Maria sabe mudar o foco de sua atenção.

Jesus fala no Evangelho: “Maria escolheu a melhor parte…”, isso mostra que ela tinha outras opções, mas sabe dar prioridade a estar com Jesus.

A vida do cristão não é só oração e contemplação. Entretanto saber escolher um momento de parada só para ouvir a Deus vai certamente qualificando nossa ação e nos restaurando em tudo aquilo que precisamos fazer.

Jesus ainda diz que a parte que Maria escolheu não lhe será tirada, e essa é uma boa dica para você investir em momentos de oração e escuta do Senhor, pois esse tesouro ninguém pode lhe tirar, a não ser você mesmo, se fizer entre tantas opções, uma escolha diferente da que Maria fez.

Encontre um tempo para ouvir Deus, Ele quer lhe falar.

 

Padre Fabrício Andrade
Comunidade Canção Nova