A princípio, parece uma coisa óbvia, já que a Bíblia é um livro, ou melhor, uma coleção de livros – e os livros, claro, são para serem lidos; por isso, é mais do que óbvio que temos de a entender como literatura.

Trabalho humano e inspiração divina

Quando se trata das Sagradas Escrituras, nem sempre a coisa é simples assim, porque a Bíblia é para nós a Palavra de Deus. Por ser Palavra de Deus, a Igreja a venera profundamente.

O que acontece, muitas vezes, é que muitas pessoas entendem, de modo equivocado, o fato de a termos como Palavra de Deus e de a venerarmos como tal. Então, acabam, por causa de um respeito, às vezes, fora da normalidade, tendo medo de ler a Bíblia.

-Continue lendo…>

bíblia, literatura, estudo bíblico, contextoA proposta deste artigo é entendermos melhor uma regra de ouro da literatura, qualquer que seja ela: ler os textos antigos da Bíblia dentro do contexto.

Isso significa ver o texto também como produto de pessoas diferentes e de épocas também diferentes. Muitas vezes, sentimo-nos desencorajados com determinados textos bíblicos por não conseguirmos entender essas passagens.

A Bíblia faz parte de um contexto amplo 

Quem nunca leu um texto bíblico e não apreendeu quase nada do que estava escrito ali? Quem nunca se deparou com conceitos muito complicados e muito distantes daquilo que entendemos e vivemos hoje?

-Continue lendo…>

Jesus tem muito a nos ensinar sobre nossa vida financeira

dinheiro, jesus, fé, denis, duarteNós que nos declaramos cristãos, o fazemos porque decidimos seguir a proposta de Cristo. Mais do que isso: entre tantos caminhos que nos são oferecidos, escolhemos trilhar por aquele que é “O caminho” (cf. Jo 14,6), ou seja, o próprio Jesus. E esse é um caminho de verdade e de vida, pois nos são dados ensinamentos verdadeiros e que nos proporcionam vida em abundância.

-Continue lendo…>

E quando não ouço a voz de Deus?

cotonete, ouvido, voz de deus, elias, são bentoPara respondermos a essa pergunta vamos seguir os passos daqueles que foram exímios ouvintes da voz de Deus: os profetas bíblicos, pois os entendemos como aqueles que por excelência estavam em contato direto com o Senhor. Para ilustrar essa experiência vejamos a história do profeta Elias. Ao lermos os relatos sobre esse grande homem de Deus não temos dúvidas de que foi um grande profeta. Realizou grandes feitos: pela sua palavra não choveu em Israel; os corvos lhe serviam pão e carne enquanto estava em fuga; multiplicou a farinha e o azeite na casa da viúva de Serepta; ressuscitou o filho dessa mesma viúva; desafiou os 450 profetas de Baal pedindo fogo do céu para queimar o holocausto oferecido a Javé, entre outros.

-Continue lendo…>

Programa Vitrine da TV Canção Nova – Livro Dinheiro á luz da fé

dinheiro à luz da féNos vídeos abaixo (parte I e II) apresento o livro Dinheiro à luz da fé. Conversamos, a apresentadora Fernanda Soares e eu, sobre vários assuntos referentes ao livro: a quem é destinado, por que tratar desse assunto, o que Jesus ensinou sobre dinheiro, como sair das dívidas a partir dos ensinamentos do Evangelho… Assista:

-Continue lendo…>