Denis Duarte

Denis Duarte

“Precisamos entender o que é a Providência de Deus. Muitos acham que ela está ligada apenas a questões financeiras. A Igreja nos ensina que a Divina Providência rege toda nossa vida”

Dívidas financeiras que parecem não ter fim. Atualmente, este é o drama vivido por muitas pessoas. Manter o orçamento doméstico equilibrado tem sido um verdadeiro desafio para inúmeras famílias. Em âmbito mundial, a economia passa por um momento delicado e a ganância por dinheiro tem gerado cada vez mais injustiça e desigualdade em nossa sociedade.
E o que Jesus pensava a respeito do dinheiro? Como podemos viver na perspectiva da Divina Providência? Estas e outras questões encontram resposta no livro “Dinheiro à luz da fé”, publicado pela Editora Canção Nova e escrito por Denis Duarte – especialista em Bíblia e cientista da religião – que fala sobre sua obra e a urgente necessidade de fazermos uma experiência com a Providência de Deus, que rege todas as coisas em nossa vida.
No áudio abaixo, você confere este depoimento na íntegra:


cancaonova.com: É de sua autoria um livro intitulado “Dinheiro à luz da fé”, publicado pela Editora Canção Nova. Com que propósito você escreveu essa obra e a que público ele é destinado?

Denis Duarte: Vou começar a responder esta pergunta “de trás para frente”. Este livro é destinado a todos os cristãos. Por que eu afirmo isso? Porque o cristão é para ser um “outro Cristo” no mundo, ou seja, o cristão é aquele que fez uma opção pelos ensinamentos de Jesus. Uma opção consciente e livre. Nesse livro, eu trabalho um tema específico dentre os vários ensinamentos de Jesus, abordo o ensinamento de Cristo voltado a questões financeiras.
Jesus nos ensinou como viver uma vida em abundância, como nos mostra o próprio Evangelho. No entanto, algumas pessoas dizem o seguinte: “Eu sigo os ensinamentos de Jesus, mas do meu dinheiro cuido eu!” Isso não está certo – pois se você é cristão – precisa colocar toda sua vida no seguimento a Cristo, inclusive a parte financeira. Só que muitos não sabem o que o Senhor ensinou a respeito do dinheiro. E Ele ensinou muita coisa! Como temos um trato cotidiano com o dinheiro – nosso salário, pagamento de contas, etc. – é necessário que, como cristãos, saibamos lidar com ele à luz desses ensinamentos de Jesus.

cancaonova.com: O ensinamento de Cristo que afirma: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” sempre gerou certa polêmica, pois muitos se fundamentam nele para mostrar que o dinheiro e a riqueza são realidades incompatíveis com o Evangelho. O que realmente Jesus quis ensinar nesse versículo bíblico?

Denis Duarte: Inclusive este versículo bíblico é o “fio condutor” do livro “Dinheiro à luz da fé”. Foi a partir dele que eu comecei a estudar os ensinamentos de Jesus a respeito desse tema [dinheiro]. Na verdade, é muito mais do que simplesmente ter dinheiro ou não ter, ou como se deve servir a Deus ou não. Eu entendo isso como um projeto de vida. São projetos de vida distintos: um é o projeto do Reino do Céu, de seguimento a Cristo, numa autêntica vivência cristã; e outro projeto é o de riqueza, de acúmulo de bens. São duas coisas incompatíveis. Não há como uma pessoa que fez uma escolha pelo caminho de Jesus viver, ao mesmo tempo, numa busca de riqueza material. Ela não tem nem tempo nem disposição para isso. Por outro lado, uma pessoa que vive em função do dinheiro, não tem cabeça para mais nada! Não é? Isso também consome a pessoa. Jesus se mostra taxativo neste versículo, para mostrar que são duas propostas de vida distintas. E daí é uma questão de escolha nossa.

“Tudo o que a Divina Providência nos concede precisamos administrar bem”, ensina Denis Duarte
Foto: Robson Siqueira

cancaonova.com: Segundo o ensinamento bíblico, como alguém pode viver na perspectiva da Providência de Deus?

Denis Duarte: Justamente vivendo na proposta de Cristo e não na proposta da busca e do acúmulo de riquezas. No meu livro, eu tive um convidado de honra, monsenhor Jonas Abib, que escreveu um artigo sobre a vida dentro desta perspectiva da Divina Providência. E ele começa com um trecho da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo que diz: “A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro” (cf. I Tim 6,10). Veja bem: a raiz dos males não é o dinheiro. Ele, quando bem usado, é uma coisa boa. A raiz de todos os males está no amor ao dinheiro, ou seja, num projeto de riqueza, de acúmulo de bens materiais.
Por outro lado, o próprio monsenhor Jonas nos ensina que a outra possibilidade de escolha, que consiste no projeto do Reino de Deus, está em fazer como a passagem do Evangelho nos revela: “Buscar primeiro o Reino de Deus e tudo o mais vos será dado em acréscimo”. É assim que se vive na perspectiva da Divina Providência. Precisamos entender o que é a Providência de Deus. Muitos acham que ela está ligada apenas a questões financeiras. E não é isso. Não precisamos apenas de dinheiro para viver. Concorda? Precisamos de amigos, família, trabalho, saúde e tantas outras coisas. A Igreja nos ensina que a Divina Providência rege toda nossa vida. Por isso, é necessário confiar nessa Providência de Deus e viver segundo a proposta de Jesus, segundo a qual todo o acréscimo – inclusive o dinheiro que é um tópico de nossa vida – nos será dado.

cancaonova.com: Um dos maiores desafios enfrentados pelas famílias atualmente é manter as contas em dia. A partir do ensinamento bíblico sobre o dinheiro, como os cristãos podem viver com equilíbrio sua vida financeira?

Denis Duarte: É um grande desafio viver este equilíbrio na vida financeira. Basicamente, precisamos de duas coisas: responsabilidade e disciplina. Quando falo em responsabilidade, eu me recordo daquela passagem bíblica dos servos que receberam talentos de seu senhor e tiveram que investir neles [talentos]. Esses servos nos indicam este equilíbrio, pois eles precisam administrar bem aquilo que o próprio Deus lhes deu. Tudo o que a Divina Providência nos concede precisamos administrar bem. Somos meros administradores daquilo que Deus nos dá, inclusive nosso dinheiro. Daí compreendemos que o problema não está em possuir bens, mas sim na irresponsabilidade com estes.
Muitos, infelizmente, acabam vivendo algo inesperado e entram em alguma dívida financeira. Aí se faz necessária a disciplina. No meu livro, há um artigo escrito com o auxílio da psicóloga Manuela Melo, no qual ela traça um caminho para a pessoa sair das dívidas financeiras com disciplina, colocando “tudo no papel” com o objetivo de recuperar o equílibrio perdido.

cancaonova.com: Hoje em dia, muitos empresários cristãos estão sofrendo porque não sabem administrar a vida empresarial sob a luz do Evangelho. O que a Palavra de Deus e a Igreja trazem como solução para essa realidade?

Denis Duarte: A proposta de Jesus é uma proposta de comunhão. A Igreja é comunhão. Nós vivemos uns com os outros, fazemos parte deste corpo, cuja cabeça é Cristo. Seguindo esta orientação, eu conto em meu livro com a ajuda de amigos pesquisadores que trazem a proposta da “Economia de Comunhão” de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. É uma proposta maravilhosa de se viver a economia. Nesse artigo do meu livro, falamos desta proposta voltada ao mundo empresarial. Por quê? Porque este é o “mundo do lucro”. Por essa razão há certas crises de consciência em tantos empresários quando eles confrontam o meio empresarial com a proposta do Cristianismo. Como é possível o mundo do lucro conviver com o mundo da comunhão? A proposta da Chiara Lubich vem justamente nessa direção, trazendo desta forma uma nova ética social. É bem interessante. Fica aqui a dica para nossos empresários conhecerem essa sugestão.

cancaonova.com: Peço que você deixe uma mensagem final aos nossos internautas a partir de sua experiência pessoal com a Providência Divina – e seu convite para que adquiram seu livro: “Dinheiro à luz da fé”.

Denis Duarte: Eu convido você a fazer uma experiência com o amor de Deus. Por quê? Porque é após experimentar este amor que passamos a fazer a opção de viver como cristãos. É este amor que nos conquista e nos convence de que Deus cuida de nós e, por isso, Sua Providência rege todas as coisas em nossa vida. Deus cuida de você! Ele o ama. É a partir desta experiência com o amor de Deus Pai que você se sentirá seguro em viver a proposta do Cristianismo, os ensinamentos de Jesus.
E caso você queira aprofundar-se um pouco mais nos ensinamentos de Cristo sobre o dinheiro, eu indico o meu livro “Dinheiro à luz da fé”. E eu espero que, vivendo de acordo com o que Jesus nos ensina, as curas, os prodígios e os milagres aconteçam em sua vida.

fonte: cancaonova.com

Veja também:
Entrevista: Programa Manhã Viva – sobre memória
Entrevista: Programa Vitrine – sobre Dinheiro à luz da fé
O que Jesus sabe sobre meu dinheiro?

2 Comentários

  1. MÁRCIA MIRANDA PIMENTA

    Adorei a entreivista e acredito fielmente na Providência Divina. Sempre coloco minhas “lutas” nas mãos de Deus e no fim dá tudo certo. Eu faco a minha parte e Ele faz a Dele. Nunca falha. Deus sempre é muito generoso e nos dá o que precisamos. Em todas as situacoes de desespero na minha vida eu vi as mãos de Deus agindo, fosse através do meu filho, de um amigo, de um padre, de um trabalho extra, de um médico caridoso. A misericórdia de Deus passa pelo humano ou não. Eu já vivi milagres também.
    Vou comprar o livro, pois tenho certeza que irá confirmar tudo que eu já acredito e me proporcionará esclarecimentos para que eu possa ajudar outras pessoas. Obrigada.

    • Denis

      Olá Márcia,
      Obrigado pelo testemunho. Após a leitura, seria muito bem vindo o seu comentário sobre o livro.
      Abraços,
      Denis Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *