A nossa vida em direção a Cristo
Começamos o estudo do primeiro capítulo da I Carta de São Paulo aos Coríntios. Selecionamos o trecho 1,1-9 porque trata-se da abertura da carta, na qual, o apóstolo Paulo nos mostra o tema principal que o fio condutor de toda sua mensagem. Abaixo um vídeo com explicações básicas desse trecho e depois um texto com mais informações. Além disso, nesse primeiro estudo do texto bíblico da I Carta aos Coríntios, um áudio com propostas para fazermos uma pequena reflexão de como, à luz da Tradição e Magistério da Igreja, aplicarmos esse texto em nossa vida.
Mais informações
Como de costume as cartas de São Paulo temos na abertura o destinatário – Igreja de Deus que está em Corinto (1,2). E o remetente – Paulo (1,1).
Ao mostrar a destinatária da carta, o apóstolo deixa claro que a Igreja de Corinto não é independente ou está isolada, pois mostra que a Igreja é formada por todas as comunidades que invocam Jesus (1,2). Assim, já dá sinais do tema central da carta: as divisões internas. Por isso, inclusive, cita nove vezes o nome de Jesus nos primeiros nove versículos da carta. Tudo deve estar direcionado ao Cristo, para que por Ele se restabeleça a unidade da Igreja de Corinto.
As palavras de São Paulo aos Coríntios na abertura da carta demonstram a força dessa comunidade, uma vez, que nela não faltava nenhum dom (1,5 e 1,7). Mas, ao mesmo tempo, como veremos, o uso de tanta graça divina também trazia dificuldades. Mas Paulo deixa claro que os dons são de serviço a Igreja e não para causar contendas e divisões, mas sim para favorecer a comunhão da comunidade (1,9) e que por isso, esses mesmos dons devem estar orientados e submetidos para a volta do Cristo (1,7-8).
Ouça dicas de como aplicar o texto na vida
E você, como pode aplicar este texto bíblico na sua vida? Comente na área abaixo.
Leia também:
Introdução á I Carta de São Paulo aos Coríntios
Estudo: I Cor 1,10-17 – A linguagem da divisão
O que Jesus sabe sobre meu dinheiro?