Resolva os problemas de família

família, brigas, divisão, comunidade, igrejaDando sequência ao nosso estudo da I Carta de São Paulo aos Coríntios, entramos no capítulo 6. Neste trecho São Paulo orienta sobre as brigas que acontecem internamente, entre os membros da comunidade. Abaixo um vídeo e um texto com explicações sobre a passagem e depois dicas para a reflexão e aplicação do texto na vida.

Mais informações

Esse texto continua com a linguagem de julgamento do texto anterior. E depois de mostrar que o julgamento de problemas da comunidade acontece internamente, o apóstolo fica bravo por ver que brigas entre irmãos da comunidade são resolvidos em tribunais comuns, ou seja, sob leis pagãs (6,1).

Quanto a essa questão São Paulo dá um mandamento e um conselho: o mandamento é que, do mesmo modo que no capítulo anterior, se resolvam problemas internos, internamente (6,4-5). E o conselho é que, se mesmo assim, caso ainda estejam em algum litígio em tribunais pagãos, que se dê o testemunho cristão e se ceda pelo bem da paz e pelo amor no lugar da justiça (6,6-8).

Nos versículos 9 e 10 temos uma espécie de decálogo negativo, uma lista categorizando os imorais. Podemos ligá-la ao trecho 5,11, pois esses versículos acrescentam mais categorias a lista de 5,11. Em contrapartida, no capítulo anterior também temos uma espécie de decálogo positivo.

Essa lista de pecados eram práticas pagãs. Se algum os cometeu o batismo lavou, consagrou e absolveu – por isso a exigência de uma nova vida, uma resposta nova diante dos acontecimentos.

Dicas de como aplicar os ensinamentos na vida

– Resolvo os problemas que tenho com outras pessoas à luz dos ensinamentos de Cristo?
– Procuro ajuda adequada para resolver essas pendências?
– Quando posso, cedo para o bem da paz e pelo amor no lugar da justiça?

Comente, partilhe, pergunte… na área “comentários” abaixo

Denis Duarte

Leia tambem:
Estudo: I Cor 6,12-20 – Tudo me é permitido?
Estudo: I Cor 5,1-13 – Como lidar com o diferente?
O que Jesus sabe sobre meu dinheiro?

1 comentário

  1. num gostei da resposta pra madame q perguntou sobre a camisa, acho q vc como evangelizador deveria ser menos rispido, q a Paz esteja contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *