Viva a fé dentro da sua condição

vela, vocação, coríntios, apóstolo, pauloNa sequência do estudo do capítulo 7 da I Carta de São Paulo aos Coríntios vemos o apóstolo relacionando a vida espiritual à vida social. Ninguém fique de fora, pois independente da siatuação em que a pessoa se encontra, ela também faz parte da comunidade e do Corpo de Cristo. Para entendermos melhor esse trecho, abaixo um vídeo e um texto com explicações para nosso estudo. 



Mais informações

São Paulo  reforça seu papel de apóstolo, de autoridade e de unidade, pois esse é o ensinamento dado a todas as Igrejas. Mas a situação  (de se permanecer cada um na sua condição) é ampliada ao âmbito social – religioso. De modo especial duas condições: circunciso/incircunciso e escravo/livre.

Quanto a questão da circuncisão, esta gerava divisão na Igreja. A circuncisão não era, para Paulo, uma condição para o cristão. Por outro lado, os circuncisos, estando em terras pagãs, não deviam adaptar-se aos costumes locais. Onde lemos: fiel ao chamado – pode ser também traduzido por: cada um fiel a sua vocação cristã.

Esse chamado também não é somente para os livres, mas também para os escravos. Se fosse assim a comunidade ou o cristão escravo teriam que arcar com o pagamento da alforria. E o apóstolo não pede ao escravo que recuse a alforria quando esta é possível, mas que assuma a vocação de cristão mesmo enquanto escravo.

Para isso São Paulo apresenta uma inversão interessante: aquele que é escravo torna-se livre em Jesus; e aquele que é livre torna-se servo do Cristo. Pois todos, escravos e livres foram comprados pelo preço do sangue do Senhor, sendo assim libertos e servos do Cristo e não dos homens. Finaliza o trecho reforçando necessidade em que cada um assuma sua vocação de cristão independente de sua condição de vida.

Dicas de como aplicar o texto na vida

– Qual a minha condição (familiar, profissional, vocacional…)?

– Vivo a opção cristã dentro dessa minha condição?

– Ou espero que algo aconteça para a partir daí começar a viver o cristianismo?

Comente, participe através da área abaixo

Denis Duarte

Leia também:
Estudo: I Cor 7,25-40 – Entrega total a Deus
Estudo: I Cor 7,1-16 – Qual a sua vocação
Diálogo Inter-religioso, sinônimo da paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *