Terceiro Degrau: Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Toda boa Meditação desemboca naturalmente na oração (Oratio).
O monge Guido também dizia que “a leitura sem meditação é morna, e a meditação sem oração é infrutífera”. A Oração, nesse caso, é falar com Deus, respondendo, de coração, ao que Deus nos falou, por meio de sua Palavra.
A oração não pode ser considerada como uma simples técnica. Mas deve ser vista, como sugere Santo Agostinho de Hipona: “Se o texto oração, rezai; se é gemido, gemei; se é reconhecimento, ficai felizes; se é um texto de esperança, esperai; se exprime o temor, temei. Porque as coisas sentidas no texto bíblico são espelho de vós mesmos”.
Nesse degrau da Leitura Orante, você pode reler o texto. Agora, com maior espírito de Oração, assumindo, diante de Deus, um compromisso de vida.
Este é um resumo da obra: MÚCIO, Pe. Márlon & SAMPAIO, Luiz Gustavo. Uma escada para o céu – A leitura orante da Bíblia. 2ª Edição. Missão Sede Santos Editora. 2010. 108 págs.
Denis Duarte
Leia também:
Lectio Divina – Quarto degrau
Estudo: Carta aos Coríntios
Estudo: Evangelho de Marcos