Informações de contexto da I Carta de São Paulo aos Coríntios na Bíblia

estudo, bíblia, carta, coríntios, contextoNo começo do estudo da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios vamos em busca de informações de contexto. Jamais podemos ler um texto fora do seu contexto. O interessante é que as próprias traduções bíblicas nos são essas preciosas informações. Abaixo um vídeo com informações introdutórias sobre a I Carta aos Coríntios e também um texto complementar. Mas é necessário que você consulte as informações que estão na Bíblia que usa.

Mais informações:

Corinto era a capital de uma província romana na Grécia. Cidade portuária e por isso se tornou um importante centro comercial e político. Mas não só o comércio transitava por ali mas, consequentemente, pessoas diversas e com elas culturas, costumes, correntes de pensamento e religiosidades diferentes.

Corinto era uma grande cidade portuária. Mas essas condições as quais estava submetida lhe traziam também uma característica marcante: de ser conhecida pela corrupção moral. Corinto era chamada “a cidade do prazer”, pois era dominada pela imoralidade. Dizer que alguém era “corintizado” era o mesmo que chamá-lo de devasso.

Nas expressões religiosas também se percebia a influência dessa questão. Havia várias correntes religiosas. Mas a que se destacava era o culto ligado a orgia sexual. O templo desse culto, dedicado a deusa Afrodite e a prostituição sagrada, era o principal de Corinto.

E nesse ambiente de cidade grande, diversificada religiosa e culturalmente e de alta imoralidade é que estava inserida a comunidade cristã de Corinto. E nesse contexto que surgiram conflitos e dúvidas nessa comunidade. Muitas delas respondidas por São Paulo na sua primeira carta para a Igreja de Corinto.

As grandes dificuldades que Paulo enfrenta na comunidade são: a divisão, questionamento de sua autoridade e problemas de ordem moral.

Como fica sabendo das notícias da comunidade? Por familiares de Cloé (I Cor 1,11); por carta recebida dos próprios coríntios (I Cor 7,1); e por comissão vinda de Corinto (I Cor 16,17).

Você pode partilhar seu estudo deixando seu comentário abaixo.

Denis Duarte

Leia também:
Estudo: I Cor 1,1-9 – A nossa vida em direção a Cristo
O que Jesus sabe sobre o meu dinheiro?
Entrevista: Você entende a Palavra de Deus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *