Grupo de estudo #10:Reuniões dos 6 Chapéus

Hoje o grupo de estudo foi um pouco diferente, assistimos todos juntos , programadores, designers e gerentes o vídeo sobre o assunto do grupo de estudo.

Equipe assistindo o vídeo

Equipe assistindo ao vídeo

Logo abaixo o vídeo disponivel:

Locaweb – Os 6 Chapéus do Pensamento (Reuniões rápidas e produtivas) from Locaweb on Vimeo.

Após o final do vídeo, discutimos um pouco sobre o assunto. Todos concluíram que a principal justificativa para usar a técnica da Reunião dos 6 Chapéus seria não sair do foco, não falar assuntos diferentes, ou falar muito e não chegar a lugar algum. Isso tem acontecido em várias reuniões nossas. Perdemos tempo com discussões sem sentido, assuntos que fogem do foco que estamos discutindo. E essa técnica seria para ajudar a gente a resolver esse ponto.

Equipe discutindo o tema do grupo de estudo

Equipe discutindo o tema do grupo de estudo

Essa Técnica tem como objetivo fazer reuniões e retrospectiva de uma maneira rápida e fácil. Os chapéus seriam um símbolo de foco, todos discutem o problema sob o mesmo foco, o mesmo ponto de vista.

Irei resumir em poucas palavras a descrição dos 6 chapéus:

  • Chapéu Branco: O foco seria falar dos fatos, informações, sem emoçoes e sem julgamentos
  • Chapéu Preto: Criticar, falar o que pode dar errado e os riscos
  • Chapéu Amarelo: Falar dos pontos positivos, oportunidades, possibilidades
  • Chapéu Vermelho: Falar dos sentimentos, emoçoes, sinceridade, sem julgamento e sem explicações
  • Chapéu Verde: Dar novas idéias, seja criativo
  • Chapéu Azul: Seria a conclusão, conduz a reunião, objetivos gerais, resultados obtidos

Outras características que podem ajudar as nossas reuniões serem mais produtivas e rápidas que encontramos na “Reunião dos 6 Chapéus” foram:

– Incentivar a participação

– Definir bem os objetivos antes das reuniões e conferir se eles foram alcançados na próxima reunião

– não perca o controle do tempo, seja chato, mas com bom senso

Possui algumas características da técnica dos 6 chapéus que já estamos usando como controlar o tempo, parece chato, mas como a técnica descreve é uma maneira de não sair do foco, evita discussões inúteis, minimiza atristos etc. Sobre limitar o tempo, concluímos que isso ajudaria a evitar que o melhor orador, o que tem mais carisma e consegue convencer as pessoas facilmente “ganhe” a discussão, isso também acontece em nossas reuniões.Outra característica dessa técnica que estamos já  praticando sem perceber seria o de expor nossos sentimentos, o que estamos achando de bom e ruim das reuniões, trabalho etc.


Finalizamos o grupo de estudo com um teste, praticando o que aprendemos , fizemos a Retrospectiva dos 6 chapéus. No chapéu Azul planejamos o tempo e a ordem dos chapéus, no amarelo falamos os pontos positivos da semana, o que ocorreu de bom: as oportunidades , as possibilidades. No chapéu Preto fizemos as críticas, o que achamos que poderia melhorar em outras reuniões e trabalhos. No chapéu Verde sugerimos soluções para os problemas que tivemos durante a semana.

Todos gostaram da experiência, e todos tiveram oportunidade de falar, expor seus sentimentos, idéias e críticas. Um dos objetivos propostos da técnica dos 6 Chapéus que seria o incentivo a participação, hoje naturalmente conquistamos ele e iremos conquistar outros nas próximas reuniões.

Até o próximo Grupo de estudo!