Finalizamos mais um grupo de estudo , com o objetivo de aprender e usar os papéis de uma equipe de Desenvolvimento Ágil dentro da nossa Equipe. Como referência usamos dois vídeos sobre o assunto e um artigo:
o Artigo: http://www.infoq.com/br/news/2009/03/traditional-roles-to-scrum
os Vídeos:
Papéis numa Equipe de Desenvolvimento Ágil from Locaweb on Vimeo.
Conceitos:
TIME
- seriam os responsáveis pela execução direta dos itens do projeto
- não há rótulos , não impor funções distintas para cada integrante como analista , arquiteto
SCRUM MASTER
- as funções mais importantes seriam de proteger o time de influências externas e/ou impedimentos( removedor de obstáculos), resolvendo problemas técnicos e integração das equipes.
PRODUCT OWNER(PO)
- pode ser o próprio cliente ou alguém que tem a visão dele e que ele confia para administrar seu projeto
- O Product Owner é o Gerente de Projeto, o Analista de Negócios, o Designer do Sistema, o Arquiteto com Experiência de Usuário e cada grupo de Negócios… todos transformados em um.
Princípios do Desenvolvimento Ágil:
- indivíduos e iterações tem mais valor que processos e ferramentas
- software funcionando tem mais valor que documentação compreensiva
- relacionamento com cliente
- responder à mudanças tem mais valor que seguir um plano à risca
Após expor os conceitos dos papéis numa Equipe de Desenvolvimento Ágil, irei expor algumas conclusões e reflexões que tivemos no grupo de estudo de hoje:
Em relação ao TIME:
– Sobre impor funções distintas para cada integrante , nós achamos que cada equipe decide se é o melhor para ela usar ou não essa característica do Time , pois achamos importante ter por exemplo um arquiteto de informação para organizar a informação , administrar fluxogramas , fazer a integração entre os designers e os programadores. Cada equipe tem suas variações e as caracteristicas de uma Equipe de Desenvolvimento Ágil se adapta diferente para cada equipe de trabalho. Cada cargo dentro do time tem uma função importante. Mas sempre sendo 2 pessoas em cada cargo, para uma só não ficar com a responsabilidade e se caso ela faltar , não paramos o serviço por causa dela. Como no Coding Dojo um seria o piloto e outro o co-piloto. O piloto garante a qualidade do produto, o co-piloto reveza com o piloto e ajuda o piloto no que for preciso.
– Nós separamos os cargos dentro da Equipe de desenvolvimento, como mostrado no quadro a seguir: (se caso não for possivel a leitura , logo abaixo esta descrito o que foi escrito no quadro)
Funções distintas da Equipe de Desenvolvimento:
Papéis dos Designers:
- Identidade
– criação da marca ( simbolo e logotipo)
– criação da identidade marca (layout e peça produto)
- Arquitetura da Informação
- Conversão ( HTML e CSS)
Papéis dos Programadores:
- Desenvolvedor Server Side ( PHP, Ruby Rails,..)
- Desenvolvedor Front-End ( Java Script)
- DBA ( integração com CPD)
Papel do Tester:
– seria o cliente realizando testes nos recursos e fazendo o controle de qualidade , se ele disse que está OK, finaliza o projeto colocando em produção
Em relação aos princípios do Desenvolvimento Ágil:
– Já estamos colocando em prática os princípios do Desenvolvimento Ágil , integrando equipes que estavam um pouco separadas, formando apenas uma equipe ou a própria equipe ficar mais integrada: em reuniões, grupos de estudos, coding dojo; estamos escutando do cliente o que eles precisam, quais as dificuldades e quando apareceram obstáculos soubemos resolvê-los nos adaptando as mudanças que foram precisas.
Em relação ao SCRUM MASTER:
– Quando houver alguém com impedimentos de continuar desenvolvendo as tarefas do projeto , esse desenvolvedor falará direto com SCRUM MASTER, sem esperar alguma reunião.
Concluimos que essa divisão de funções no TIME irá beneficiar o grupo todo, de qualquer maneira todos querem participar do projeto e cada um terá um papel importante nele, a principal responsabilidade do TIME é a entrega com qualidade do produto e esse é o objetivo comum de toda a equipe.