Dojo de muita expectativa que inicia a temporada de Ruby .. =D .. a linguagem era nova para a maioria do grupo, mas foi bem aceita e os participantes não tiveram dificuldades em usar, tanto que as discussões do encontro ocorreram focadas em solucionar o problema e não tanto em dúvidas da linguagem.
O kata: Calculadora
Você é um empregado de uma companhia que produz calculadoras. Sua companhia está desenvolvendo um grandioso projeto de uma nova calculadora e você é o reponsável por desenvolver o software dessa nova calculadora. Essa calculadora é projetada para pessoas que gostariam de salvar valores intermediários na memória para usar depois. Por esse motivo, a nova calculadora possui espaço para 26 valores na sua memória, nomeados de a até z. Os valores são armazenados com precisão dupla de ponto flutuante.
Para simplificar um pouco, iremos considerar aqui somente as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão (+ – * /). As expressões a serem calculadas podem ser agrupadas com parênteses. Você deve considerar a precedência de operações, com multiplicação e divisão sendo realizadas primeiro, e adição e subtração depois. Somente números inteiros e letras de a até z irão aparecer em uma expressão, junto com os símbolos das operações, os parênteses e o sinal de igual para atribuição.
Entrada
A entrada consiste de um número indeterminado de linhas, com uma expressão por linha. Uma expressão pode ser uma atribuição ou uma questão. Se a expressão é uma atribuição ela começará com X=, onde X é a letra representando o espaço de memória e a ≤ X ≤ z. Se a expressão não é uma expressão de atribuição, então ela é uma questão. Não há espaços em branco em uma expressão. Você deverá produzir saída somente para as questões.
A entrada terminará com fim de arquivo (EOF).
Saída
Para cada questão, imprima seu valor avaliado em uma linha. Imprima o resultado arredondado para duas casas decimais. Veja o exemplo de entrada/saída para o formato exato.
Exemplo de Entrada
x=10
x
x+10
x/5
x/2
x/3
y=5/3
y
x*y
x-y
Exemplo de Saída
10.00
20.00
2.00
5.00
3.33
1.67
16.67
8.33
Referência:http://br.spoj.pl/problems/CALCULAD/
Retrospectiva:
Bom:
- Ruby – Nova linguagem
- Equipe completa
- Matheus participou
- Divisão por Etapas/ Kanban
- sem atraso-começou no horário
- problema foi compreendido
Ruim:
- IDE de testes
- celular do Salomão
- uma rodada apenas
- conversa paralela
- tempo além do combinado
- esqueceu fotos
- dificuldade na linguagem
- kata criado
- tempo limitado
- conceito de código definitivo
- responsabilidade de método
Para pŕoximos:
– Reduzir de 7 minutos para 5 minutos
– Colocar nome do autor como comentário no código
Dados do encontro:
Organizadores: Carlos Eduardo e Patricia Carvalho (dupla tumulto .. hehehe)
Participantes: Carlos Eduardo, Marco Moura, Natália Marcondes, Patricia Carvalho, Rafael Salomão, Luciana Mendes e Matheus Muller.
Kata: Calculadora ( http://br.spoj.pl/problems/CALCULAD/)
código fonte : http://gist.github.com/580810
Fotos