Usando Projetoscn: Wiki

Este post tem como intenção servir como uma breve referência de uso do sistema de Wikis presentes no Retrospectiva, o sistema de gestão de projetos em uso no depto. de TI.

Como tal wiki utiliza a sintaxe Textile, na prática, este tutorial é uma explicação das tags mais frequentes do Textile.

Marcação

Quando se deseja formatar um elemento do texto, é preciso marcá-lo com algum tipo de símbolo que representa o efeito desejado. Ao marcar uma palavra ou trecho, é necessário colocá-la entre os símbolos em questão. Ao marcar uma linha inteira, é preciso colocar a marcação no início da linha. Veja os exemplos abaixo:

  • Negrito: um texto entre asteriscos fica em *negrito*.
  • Itálico: entre underlines, em _itálico_.

p. Uma linha que se inicia com p. se torna um parágrafo.

h3. H cria títulos.

H, seguido de um número de 1 a 4, cria títulos. O número representa a importância e tamanho do título, ou seja, h1 é um título, h2, um subtítulo, e h3 uma seção. É preciso deixar uma linha em branco entre um título e seu texto, como mostrado acima.

  • * Listas podem ser criadas usando asteriscos no começo da linha.
    • ** Subitems de uma lista são criados colocando mais de um asterisco. Este item, com dois asteriscos, é um subitem do item anterior.
      • *** E este, com três.
  • * Este tem somente um, logo, volta ao padrão normal da lista.
  1. #Se deseja usar uma lista numerada, siga o exemplo acima, substituindo os asteriscos por cerquilhas.
    1. ## Todas as regras de uso do asterisco se aplicam normalmente.

Links

Quando quiser criar um link para uma página dentro da wiki, coloque o título desta página entre dois colchetes, desta forma: [[Instruções]] . Ao clicar no link criado, você é levado a página chamada Instruções ou, caso a página não exista, tem a opção de criá-la.

Para criar links para páginas fora da wiki, insira um título para o link entre aspas, seguido pelo endereço do mesmo, separando-os por dois pontos (:). Desta forma: “Você pode ver a sintaxe completa do Textile neste site”:http://textile.thresholdstate.com/ , resulta em Você pode ver a sintaxe completa do Textile neste site

Imagens podem ser inseridas colocando o endereço (URL) da imagem entre dutos. Deste modo:

|http://blog.cancaonova.com/multimidia/files/2009/11/screenshot.png|