Todas as pessoas que pensam em se casar deveriam ter como meta a santidade no matrimônio e se dispor a isto desde o início do casamento. Na verdade vemos jovens querendo se casar muitas vezes para satisfazer os desejos sexuais ou poder ter relações “aprovadas” ou institucionalizadas pelo sacramento. Estas intenções mundanas e carnais são assumidas por muitos casais, ou ainda a construção de riqueza juntos, a constituição social baseada em interesses pessoais, como se o casamento fosse um contrato particular, que pode se mudado ou até rompido.

A santidade no casamento deve ser a meta, pois somente assim duas pessoas que se unem para viver juntas podem alcançar a felicidade completa. Isto porque satisfazer os desejos da carne não preenchem a alma humana, que só poderá descansar em Deus, como disse Santo Agostinho (Confissões).  Portanto a decisão mais importante em um relacionamento é querer construir a santidade, que passa por sacrificios e renúncias de coisas mundanas. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”.(Mt 6,33). Isto mesmo pois àqueles que se empenham numa vida de santidade experimentam os acréscimos de Deus que são consolos e gozos maiores que todas as consolações humanas.

O sacramento do matrimônio é o passo primeiro para se conquistar a santidade conjugal, santidade a dois, santidade familiar, um verdadeiro mundo novo que está sendo gerado em cada família cristã que assume esta meta. Para isto será muito importante a decisão, mas também o rompimento e conversão de vida. Realmente se não se muda os rumos não se atinge santidade. Escolher por diminuir a influência da televisão mundana em nossa vida familiar é um passo, expurgar todo e qualquer tipo de vício (álcool, cigarro, drogas), romper com todo egoísmo e individualismo, retirar da vida as brigas e discussões, acabar com todo tipo de violência e opressão, cíumes e inveja. Tudo isto são passos de conversão, de mudança que precisam ser tomados, para se buscar de verdade o caminho da santidade conjugal.

Penso que os casais poderiam conversar sobre este assunto: a santidade do nosso relacionamento. Proponho que façam metas e busquem a fidelidade ao que se comprometerem. O mundo precisa de pessoas melhores e isto começa dentro de casa, que você seja tocado por esta palavra e se decida pela santidade. Deus te abençoe. Diácono Paulo Lourenço. (blog.cancaonova.com/diaconopaulo)

Print Friendly

1 comentário

  1. antonio carlos terra

    Boa noite Paulo, que a paz do senhor esteja sempre com voce e sua familia. Acabei de ouvir suas palavras na canção nova, foi muiyo bom.
    Eu e minha esposa estaremos completando 30 anos de matrimonio dia 04 de Setembro, mas na verdade são 34 anos juntos.
    Com a graça de nosso senhor Jesus Cristo resuscitado, é que estamos a tanto tempo juntos;
    Um forte abraços e fique com Deus.

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer