O amor é sempre um ato da pessoa humana, que tocada pelo Amor de Deus decide-se por assumir uma postura nova, uma nova forma de viver: amar sempre. Deus se ocupa em derramar a sua graça e sua ternura em toda criatura, e a cada instante podemos tocar nesta realidade: Ele demonstra o seu amor.
A Carta de São Paulo aos Romanos apresenta a idéia do ser humano conhecer a Deus pela suas obras (Rm 1,20) e a maior obra de Deus é a entrega do Seu Filho como prova de amor pela humanidade. Jesus é o amor do Pai personificado e pessoalizado. Quero descatar o fato deste amor ser comprometido, isto é, Deus em Jesus Cristo vai até as últimas consequencias para provar que ama de verdade. Um amor comprometido com o futuro, com a salvação, com a eternidade de cada um de nós.
Esta também é a forma que devemos buscar para amar: comprometendo-se com o outro e se derramando em seu favor a cada instante. Vemos que hoje as pessoas estão mais ligadas a outras por conta de seus interesses pessoais ou buscando desfrutar aquilo que a outra tem para lhe oferecer. Acredito que isto não é amor, pois o amor é ato da minha pessoa para a outra sem esperar retribuição ou qualquer forma de recompensa. Amor comprometido é amor gratuito.
Nos relacionamentos humanos há a necessidade de se espelhar no amor de Deus, para que exista o amor verdadeiro. Quem ama se esforça para que o outro cresça e que seja feliz. Se comprometer é a forma mais autêntica de amar. Quando falo de esforço isto quer dizer que requer renúncia de si próprio, mas se Deus é quem dá sentido a este amor, ele é grandioso.
Faça uma reflexão hoje sobre a forma de amar que você tem adotado em seus relacionamentos. E se for preciso adote o modelo do comprometimento, de assumir o outro em todas as situações, enfim amar como Jesus nos amou.
Deus te abençoe. Diácono Paulo Lourenço
wow amazing article, it touches me from within!
highly interesting many thanks, there’s no doubt that your trusty followers may want even more reviews like this carry on the excellent work.