Somos convidados por Deus a viver a nossa vida a partir de um Projeto feito pelas mãos de Deus, um projeto divino para a pessoa humana: a santidade.
São Paulo escrevendo aos Tessalonissenses afirma esta verdade: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (I Tes 4,3b) A vontade de Deus pode ser traduzida também como um projeto, uma proposta existencial a qual cada pessoa é convidada a aderir e viver a partir dela.

A santificação é um caminho a percorrer, é algo que se alcança ao longo da vida, um projeto formativo onde colocamos as nossas ações em uma “forma” e assumimos um jeito de viver coerente a partir da vivência cristã, isto é, a partir daquilo que Jesus viveu e ensinou. É um projeto ético que precisa perpassar toda a atividade humana.

O evangelista e apóstolo Mateus escreveu este Projeto nos capítulos 5 a 7 do evangelho: o Sermão da Montanha, verdadeiro código de santidade para todos os tempos, em todas as situações e para cada cristão.
Podemos dividir o Sermão em três partes: na primeira parte estão as Bem-aventuranças (Matheus 5) ; a segunda parte apresenta o Pai-Nosso, ou a vida de oração como centro (Matheus 6) e a terceira parte somos chamados à prática cristã, a construir a “casa sobre a rocha” (Matheus 7).

Nas Bem-aventuranças Jesus ensina os apóstolos quais os caminhos mais seguros para se a herança eterna das mãos do Pai: a pobreza, a mansidão, a justiça, a misericórdia com os outros, a pureza, a busca pela paz e o martírio pelo Reino.
Hoje vemos que nossa sociedade capitalista luta por valores completamente contrários a tudo isto: a busca pela segurança econômica, onde o poder gera a cada dia homens orgulhosos por causa de suas conquistas pessoais mesmo que conseguidas de forma imoral e a justiça comum é fazer aquilo que me beneficia, o ódio e ao desejo de vingança estão presentes nas famílias e o perdão e a misericórdia com erros os outros é coisa deixada de lado; os homens e as mulheres estão à busca do prazer a todo custo, principalmente com uma vida desregrada onde tudo é permitido e o comércio do corpo de várias formas: pessoal ou virtualmente é vista como normal nesta sociedade prostituida pela sexualização de tudo. E sacrifício pelos outros, sofrer pelo Reino é visto como coisa de fanático religioso e pensar no céu e em recompensa eterna não são admitidos pela sociedade paganizada e alheia as coisas de Deus.

Mas o projeto de santidade instituído por Jesus persiste mesmo em meio a tudo isto. Este deve nos questionar a cada dia. É um lutar “contra a correnteza” vivendo de forma diferente do projeto do mundo: buscando a modéstia e simplicidade, a concórdia familiar e a reconciliação, o perdão, a honestidade como forma de assumir a justiça como regra de vida; a castidade como modelo de vida onde o respeito pela dignidade à pessoa humana e o amor são as verdadeiras fontes de felicidade e prazer; e o engajamento em obras sociais para estar fazendo a nossa parte na ajuda humanitária àqueles que estão vivendo seu calvário, quer pela doença ou abandono, quer pela miséria material, espiritual, moral ou psicológica.

O Pai Nosso é a centralidade de uma vida de oração. Não dá para se atingir santidade sem oração, sem diálogo com Deus, onde falamos ao Pai e Ele nos fala pela Palavra da Vida.
Nos gestos concretos de amor ao próximo está enfim a forma de se santificar. Quando abraçamos a causa uns dos outros estamos dizendo sim ao Projeto de Santidade que Jesus nos deixou.
Fica para você entrar conosco neste caminho. É difícil, mas possível. Caso queira conferir pegue a sua Bíblia e leia os 3 capítulos do Projeto de Deus para sua vida: Matheus 5, 6 e 7

Deus o abençoe
Diácono Paulo Lourenço

Print Friendly

17 Comentários

  1. I know this website presents quality based content and additional information, is there any other web site which gives these kinds of information in quality?

  2. your blog looks good. have a nice day. the blog was absolutely fantastic!

  3. você tem um blog muito útil Estou aqui lendo por aproximadamente uma hora. Eu sou um novato e seu sucesso é muito mais uma inspiração para mim.

  4. Você gosta do serviço que o Guia de Blogs Católicos oferece? Que tal ajudar seus visitantes a conhecê-lo também? Insira agora o banner do GBC em seu site e ajude a otimizar a evangelização pela rede!

  5. fantastic blog for read, i hope all reader will enjoy…keep up the share.

  6. useful ! great post! thanks for sharing your view on the topic!

  7. your blog looks good. have a nice day. the blog was absolutely fantastic!

  8. exactly, i also got this post informative. really a good source i found. thanks.

  9. i can always trust your information to make my homework or just to learn something more.

  10. Queremos despertar jovens para a pessoa e a proposta de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo global de formação a partir da fé para formar líderes capacitados a atuarem na própria PJ, em outros ministérios da igreja e em seu meio específico, comprometidos com a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação.

  11. you have done a marvellous job by providing this post. it will help a lot the people who are searching for information. thanks for sharing.

  12. hey i visited the site…it is a nice site. thanks for providing information here…i like your blog post too thanks a lot.http://www.salondalila.com

  13. thank you for posting such a useful website. your weblog happens to be not just informative but also very stimulating too.http://www.telilistas.net

  14. this sounds good and need to read more about it.

  15. Diácono Paulo Roberto Oliveira Lourenço

    Thank you for comment of my Blog

  16. thanks sir for this i like it.

  17. really a nice article and great post.

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer