Uma grande dificuldade do povo de Deus é estar atento à voz daqueles que falam em nome Dele no nosso tempo. A Igreja exerce a profecia do Senhor para todos os tempos e povos e esta profecia se realiza com a atitude pessoal de adesão pela fé, de cada católico ao seu projeto de salvação.

Muitos até participam dos sacramentos, das pastorais, dos grupos de oração e outras atividades apostólicas, mas continuam sem mudanças profundas de vida que reflitam esta participação. Estamos vivendo uma crise entre aquilo que se acredita e aquilo que se vive no cotidiano. Vemos pessoas católicas que vivem projetos mundanos, sem ética, sem fé.

Estamos num momento em que a Igreja proclama o Ano da Fé para despertar de novo o coração daqueles que estão “adormecidos” pelas comodidades desta vida e vivendo uma fé medíocre ou somente uma vivência sacramental teórica.

É hora de despertar para o Senhor. Para mergulhar em Sua Palavra e coloca-la em prática em nossa vida. É hora de conversão total e radical. Muitos têm até medo da palavra “radical” e vivem a vida se dando “pequenas permissões” para pecar. Mas este é o caminho que leva a perdição: a soma de muitos pequenos desvios tira a pessoa do rumo certo, e o demônio se utiliza desta fraqueza humana para fazer perder muitos cristãos. Por isso é tempo de dizer não ao pecado e a qualquer insinuação tendenciosa a isto, renunciar, dobrar os joelhos e fazer a escolha certa: “Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós. Aproximai-vos de Deus. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vosso corações, ò homens de dupla atitude.” (Tiago 4, 7-8). São três realidades que São Tiago apresenta: aproximar-se de Deus e ser submisso a Ele (e a seus ministros); lavar as mãos, purificar o coração (sacramento da reconciliação) e resistir ao demônio, não dar mais brechas para o pecado e as trevas.

Para isto a palavra de hoje é vigilância a toda prova. É ficar atento, acordado e perceber a presença do Senhor, ouvir a sua voz e estar pronto a seguir o que Ele nos diz, e ao mesmo tempo estar vigilante quanto própria conduta, as tentações da carne, as tentações do poder, as tentações do possuir (“aquilo as traças comem”) o que terreno, passageiro e que provoca pecado sobre pecado, trevas sobre trevas. É tempo também de renunciar a todas as obras estéreis das trevas: as falsas doutrinas. Não podemos ter a vida dividida ou “dupla atitude” como alertou São Tiago, mas precisamos professar a nossa fé católica, nossa pertença a Igreja que Jesus Cristo fundou e quis, e colocou os alicerces que são os apóstolos.

Outro ponto a se despertar e vigiar é a questão da caridade fraterna. Muitos estão alheios para as necessidades de irmãos carentes material e espiritualmente, ocupados em tomar conta de seus próprios interesses, sem levar em conta que ser Igreja é viver a partilha com aqueles que estão na nossa frente, precisam de nós e fechamos o coração. É hora de despertar para o Senhor, presente no irmão sofredor. Não dá mais para viver um cristianismo de fachada ou ter um verniz aparente de cristão, onde as aparências são lindas, mas o interior está frio e as atitudes refletem esta frieza ou tibieza. “Oxalá fosses frio ou quente”! (Apocalipse 3,15b).

O despertar de novas realidades para a Igreja somente acontecerá quando os cristãos despertarem para uma fé madura e consciente, radical, isto é, com raízes profundas no Evangelho.

Que esta reflexão faça aflorar em nós um novo ardor pela nossa Igreja, pela conversão verdadeira, pelo amor a Deus, por uma vida de oração e de amor aos irmãos exercendo a caridade sem limites como Cristo exerceu em nosso favor.

Deus abençoe os seus novos propósitos.

Diácono Paulo Roberto Oliveira Lourenço – Canção Nova

(artigo publicado na Revista da Sim: Sociedade Irmãos da Misericórdia – Dracena – SP – Janeiro/2013 – visite o site: www.redesim.com.br)

Print Friendly

7 Comentários

  1. Ive been meaning to read this and just never obtained a chance. Its an issue that Im very interested in, I just started reading and Im glad I did. Youre a wonderful blogger, one of the very best that Ive seen. This weblog unquestionably has some information and facts on topic that I just wasnt aware of. Thanks for bringing this things to light.

  2. Thanks a lot for giving everyone an exceptionally wonderful chance to read from this blog. It’s usually so pleasurable and also packed with a good time for me personally and my office co-workers to visit the blog minimum thrice a week to see the newest guidance you have. And lastly, I am always contented considering the breathtaking tricks you serve. Selected 4 ideas in this article are absolutely the simplest I have ever had.

  3. Very good. One of the best articles about this theme I ever read.

  4. It’s hard to seek out knowledgeable folks on this matter, but you sound like you recognize what you’re speaking about! Thanks

  5. this really is an awesome post, i’m happy i came across this. i will be back to look at out more of your articles later!

  6. you helped me a lot indeed and reading this your article i have found many new and useful information about this subject.

  7. i really appreciate the kind of topics you post here. thanks for sharing us a great information that is actually helpful. good day!

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer