Jesus ao entrar no Jardim das Oliveiras, conforme relata o evangelista Lucas, no capítulo 22, 39-46, leva consigo os apóstolos. Ele passou por mais uma tentação: a de pedir ao Pai que lhe afaste o “cálice”. Movido pela sua humanidade Jesus pede ao Pai que, se for de Sua vontade lhe afaste o sofrimento e a dor de sua paixão. Mas ele na sua oração de agonia, logo vence a tentação, acrescentando: “mas não se faça a minha vontade, mas a Tua.”
Jesus que era verdadeiro Deus e verdadeiro homem foi tentado, em sua humanidade, a deixar de fazer a vontade do Pai. Mas ele não pecou apesar da tentação, pois na sua oração suprema se deixa guiar pelo Pai e não pela tentação humana, se deixa vencer pelo Divino que possue.
E depois disto ele encontra os discipulos adormecidos de tristeza, diz o texto de Lucas (vers.45 b). Ele os acorda e pede para levantarem-se e orar para não cair em tentação.
Aqui está o nosso ponto de reflexão: a oração como arma para não cair nas ciladas do tentador e as ciladas de nossas próprias concupiscências. Quem ora é tentado, mas vence pois a oração leva a reflexão, e esta leva ao questionamento, este provoca a conversão e a escolha por fazer o que da vontade de Deus.
Por isso é importante e é uma ordem de Jesus para nós, seus discípulos: ORAI. E orar diz de uma nova forma de vida, um modelo de vida: uma vida diante do trono da graça de Deus.
Quando um homem ou uma mulher se prosta e ora ao Pai, adora o criador de todas as coisas, em nome de Jesus e evoca os seus méritos infinitos conquistados na cruz e ressurreição, o Pai atende o seu pedido. E o pedido principal é a preservação da queda pessoal nas tentações.
Pois qual é a nossa principal oração senão a nossa própria conversão?
Se estamos, como Jesus, entregues a vontade do Pai (convertidos, voltados a Ele) todas as nossas necessidades humanas se diluem, pois se o coração está pleno, as demais coisas são secundárias. A oração, o diálogo com Deus Pai é a única maneira de manter o nosso coração preenchido. As coisas do mundo alegram a pessoa momentâneamente, mas a presença de Deus conforta, alegra e plenifica a alma eternamente.
Busquemos hoje por esta reflexão retomar nossa vida de oração e adoração. Pare por alguns minutos na correria do seu dia-a-dia e se coloque na presença de Deus. Ore ao Pai.
Vamos rezar juntos? Partilho com você a minha oração desta manhã:
Pai amado, Pai querido, Pai bondoso e misericordioso, me apresento agora na Tua presença para te louvar, bendizer o Teu Santo Nome, Adorar-te porque és o Deus Todo-Poderoso. Pelos merecimentos de Seu Filho, Nosso Senhor, venho te pedir a graça de me tornar a cada dia mais orante, mais próximo de Ti, pois isto é para mim consolo nesta vida e esperança da vida eterna. Pai chego ao teu coração e te agradeço por todas as dádivas que me tens dado: o alimento, a casa para morar, minha família, muitos amigos. Te peço que me convertas totalmente a Boa Nova que Teu Filho nos trouxe, e que eu possa viver Nele e para Ele. Pai preserva-me de cair em tentações tão numerosas as quais estou exposto neste mundo. Fortalece a minha vontade e meu querer para que escolha somente o que for de Tua vontade. Pai bondoso adorado sejas hoje e com os anjos do céu possa um dia contemplar o teu rosto e viver contigo para sempre. amém.
Deus abençoe você e te faça orante ao Pai. Diácono Paulo Lourenço – Canção Nova – Brazil.
Definitely believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the internet the simplest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks
Thank you for your original and appealing content. This is a very informative and well-written article with many solid points. I can honestly concur with a lot of your material.
Orar não pode ser visto como ato de penitência para meramente subjugar a carne. Em nenhum momento a Bíblia traz esta ênfase. Oração não é castigo (assim como a leitura das Escrituras), idéia que alguns pais equivocadamente passam para os filhos, quando os ordena a orar como disciplina por alguma desobediência. Eles acabam criando uma verdadeira repulsa à vida de oração, desconhecendo o verdadeiro valor que ela representa para as suas vidas, por terem aprendido pela prática a reconhecê-la apenas como meio de castigo pessoal. Ao contrário, se aprenderem que orar é ato que eleva o espírito e brota de maneira espontânea do coração consciente de sua indispensabilidade, como ensina a Bíblia, saberão cultivar a oração como exercício de profunda amizade com Deus que resulta em crescimento espiritual (Cl 1:9 ” Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;”). De igual modo, o mesmo acontecerá conosco.
Tal afirmativa fica ainda reforçada pela frase seguinte: “Seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu!” Essa não é apenas uma declaração de se prontificar a enquadrar-se inteiramente à vontade divina, mas encontra-se também nela a promessa de interessar-se por essa vontade, de esforçar-se com toda a diligência para reconhecer essa vontade. Tal esforço tem de preceder, sim, a uma adaptação a essa vontade, pois enquanto a criatura humana não a conhecer direito, não estará apta a orientar sua intuição, seu pensar, falar e agir de acordo com ela! Que tremenda e culposa leviandade não é, pois, a de cada ser humano que nunca cessa de fazer essas afirmativas ao seu Deus, sempre e sempre de novo, quando na realidade nem se interessa de como seja a vontade de Deus, que se acha firmemente ancorada na Criação. O ser humano mente, sim, em cada palavra da oração, quando ousa proferi-la! Com isso, encontra-se como um hipócrita diante de Deus! Junta sempre novas culpas por cima das antigas, sentindo-se por fim digno de lástima, quando ele em matéria fina tiver de sucumbir no Além sob este fardo. Para reconhecer corretamente a vontade de Deus, foi lhe dado oportunidade agora já por três vezes! Uma vez através de Moisés, que foi para isso inspirado.
what you provide is very good, i like it so much, thank you, the article you wrote is perfect!
hi, good post. i want to thank you for this informative read, i really appreciate sharing your post. keep up your work…
this blog is so good i would come here every day.
beautiful blog with nice informational content. this is a really interesting and informative post. good job! keep it up, hope to read your other updates. thanks for this nice sharing.
i totally agree with what’s been written here. thank you for providing and sharing the post.
it appears that you have placed a lot of effort into your article and i require more of these on the net these days. i only wanted to comment to reply. wonderful work.
when i’m going to write in my blog, i come here and read your articles so i get inspired to write very well.
Peço que orem por minha familia pois na minha casa existe só briga, contenda, fofoca e intriga. Quebra o mal de minha vida, coloca paz entre eu meu filho Ediniz Junior e Luiz alberto meu marido. Me ajuda em oraçao. Me dê força Jesus, acampa com seus anjos aqui em casa todos dias e livra-nos do mal. amem
Quereis que o Senhor vos dê muitas graças?
Visitai-o muitas vezes.
Quereis que Ele vos dê poucas graças?
Visitai-o poucas vezes.
Quereis que o demônio vos assalte?
Visitai raramente a Jesus Sacramentado.
Quereis vencer o demônio?
Refugiai-vos sempre aso pés de Jesus.
Quereis ser vencido?
Deixai de visitar a Jesus.
Dom Bosco
Que o Pai amado, Pai querido, Pai bondoso e misericordioso lhe conceda muitos dias para que continues sendo exemplo no meio de nós…
Fraterno abraço.