Um elemento que provoca ruptura no amor conjugal é a falta de respeito de uma pessoa para com a outra. Não basta dizer que ama, pois o amor exige respeito. O conceito que o psicanalista alemão Erich Fromm apresenta no seu Livro: “A arte de Amar” é contundente: “Respeito não é medo e temor; denota, de acordo com a raiz da palavra (respicere = olhar para), a capacidade de ver uma pessoa tal como é, ter conhecimento de sua individualidade singular.

Respeito significa a preocupação de que a outra pessoa cresça e se desenvolva como é. Respeito, assim, implica ausência de exploração. Quero que a pessoa amada cresça e se desenvolva por si mesma, por seus próprios modos, e não para o fim de me servir. Se eu amo a outra pessoa, sinto-me um com ela, ou ele, mas com ela tal como é, não como eu necessito que seja para objeto de meu uso. O respeito só existe na base da liberdade… o amor é filho da liberdade, nunca da dominação”.
É sempre uma tentação querer dominar, estar à frente, liderar. Mas no caso do casal cristão, numa relação matrimonial sadia, isso será pernicioso, pois dominar fere o princípio da liberdade da pessoa, a qual sempre precisa ser respeitada. Se eu amo de verdade eu quero que a pessoa amada cresça e se desenvolva; e não para meu benefício, para me fazer feliz ou me fazer crescer, pois isso seria pura exploração. A proposta cristã é um respeito incondicional para com a outra pessoa, e esse respeito só existe se houver o conhecimento mútuo.
O respeito é o primeiro fruto do conhecimento. O não conhecer o outro é grande causa de divergência nas relações humanas entre homens e mulheres. Há várias camadas de conhecimento: o conhecimento estético/corporal, o conhecimento histórico (vital), o conhecimento espiritual, que é um dos aspectos do amor, é aquele que não fica na periferia, mas penetra até o âmago. Este só é possível quando posso transcender a preocupação por mim mesmo e ver a outra pessoa em seus próprios termos. Poderíamos dizer que conhecer profundamente, ou no seu âmago, a sua alma, é desligar-se até daquilo que ela apresenta exteriormente.
Por exemplo: algumas pessoas, em algum momento são agressivas exteriormente, mas isso pode ser fruto de algum sofrimento interior que só quem ama saberá conhecer e compreender essa atitude. Quem conhece deverá se dispor a ajudar a pessoa naquilo que ela tem de deficiente, nas suas imperfeições; e se pode, a partir deste pressuposto, interferir para ajudá-la a sair de uma situação inferior para que cresça em sua pessoalidade. Se não pode interferir fica junto dela no seu processo pessoal. E isso é como desvendar um mistério, pois a pessoa apresenta “segredos”, de forma que conhecê-la passa a ser um desafio, pois para conhecer alguém será sempre necessário o autoconhecimento.
Para experimentar, em uma relação a dois, a graça da felicidade: fruto de um profundo respeito que nasce do conhecimento mútuo, há a necessidade de se despojar de si mesmo.
Outro fruto do conhecimento é o acolhimento. Quem ama acolhe o outro do jeito que ele é. Martin Buber define o amor como um espaço, um lugar que ocupo no coração do outro. É preciso então ter um espaço interior para que o outro (a) possa ocupar. Se não há espaço no meu coração, se está totalmente ocupado comigo mesmo ou com outras preocupações, não há espaço para o outro, não há possibilidade do amor existir. Quem abre um lugar privilegiado no seu coração para o outro, sem preconceitos, sem querer mudanças, mas com acolhimento incondicional pode dizer que o ama. Quem ama acolhe, aceita no coração a pessoa do outro sem querer nada em troca, somente a possibilidade da reciprocidade: saber que no coração do outro também tem espaço para eu morar e ser o que eu sou, me sentindo acolhido, enfim amado: porque acolho, aceito, amo.
Diácono Paulo Roberto Oliveira Lourenço – Canção Nova.

Print Friendly

17 Comentários

  1. Thanks for every other informative web site.
    The place else may just I am getting that kind of information written in such a perfect way?
    I have a undertaking that I’m just now operating on,
    and I have been on the glance out for such info.

  2. Outstanding post but I was wondering if you could write a litte more on this topic? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit further. Appreciate it!

  3. Hi there mates, how is the whole thing, and what
    you would like to say regarding this article, in my view its really awesome in support of me.

  4. Hi there, always i used to check webpage posts here early in the dawn, for
    the reason that i love to gain knowledge of more and more.

  5. An intriguing discussion is definitely worth comment.

    There’s no doubt that that you ought to publish more about this issue, it may not be a taboo matter but usually people don’t
    talk about such subjects. To the next! Best wishes!!

    My site: Spring Brookshire

  6. Hi my loved one! I wish to say that this article is
    awesome, nice written and include almost all significant infos.

    I’d like to see extra posts like this .

    My web page: Kasie Standiford

  7. Hi there! I could have sworn I’ve been to this site before but after reading through some of the post I realized it’s new to me.

    Anyways, I’m definitely delighted I found it and I’ll be book-marking and checking
    back often!

    Here is my weblog; Nellie Wischner

  8. Excellent post! We will be linking to this particularly great content on our website.
    Keep up the great writing.

    Also visit my web page – Delma Bettini

  9. Hiya! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d
    ask. Would you be interested in exchanging links or
    maybe guest writing a blog article or vice-versa?
    My website covers a lot of the same topics as yours and I
    think we could greatly benefit from each other.
    If you’re interested feel free to shoot me an e-mail. I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!

    Here is my web site … Jade Strief

  10. Excellent blog! Do you have any helpful hints for aspiring
    writers? I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform like WordPress
    or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused .. Any tips? Cheers!

    Also visit my blog; Ilona Mease

  11. I believe that is among the such a lot vital information for me. And i’m happy reading your article. But wanna remark on some common things, The site style is great, the articles is in reality nice : D. Good task, cheers

  12. Hello.This article was extremely fascinating, especially since I was searching for thoughts on this matter last Sunday.

  13. I was recommended this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You’re incredible! Thanks! your article
    Best Regards Lisa Rolf

  14. I would like to know how long it took you to plan, research and write all this unique information. I completely agree on many points.

  15. Uma das premissas sobre as quais se erige o aperfeiçoamento profissional é o respeito à pessoa humana. “Sem este pressuposto, sem esta marca profunda de humanidade, o Serviço Social seria desastroso” (MANCINI, 1940d, p. 12). Cabe, portanto, ao assistente social, “como uma aranha que tece delicadamente seu fio” (MANCINI, 1940d; 12), desenvolver as profundezas e as riquezas de tons de que se reveste o conteúdo surpreendente da personalidade (MANCINI, 1940d, p. 12). Sua vida privada não pode ser contaminada com heterodoxias, mas subordinar-se […] à ordem sobrenatural e ser ministrada […] principalmente com unidade doutrinária” (MANCINI, 1940, p.12). Esta é a base segura que, como uma “bússola que tanto mais é solicitada, quanto pior o tempo e desorientado o navegante” (TELLES, 1940a, p. 4), socorre aos que estão imersos no “labor cotidiano […] só lida com pessoas ou grupos que saíram da rota habitual da vida normal” (RAMOS, 1940b, p. 23); é preciso que estes tenham “ uma noção exata do porto a atingir, dos caminhos certos ou nocivos que possa encontrar” (RAMOS, 1940b, p. 23).

  16. Its excellent as your other blog posts : D, appreciate it for putting up. “Talent does what it can genius does what it must.” by Edward George Bulwer-Lytton.

  17. When I read, I tend to let my thought wander, but this article kept me focused. That’s a real feat. You did a good job.

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer