O Espírito Santo habita o coração humano, pois neste coração foi infundido este Espírito pelo Batismo. O “In-habitar” o ser humano batizado é uma das características do Espírito Santo. Quando somos batizados acontece este derramamento do Espírito na nossa alma, e nos tornamos “morada do Altíssimo”, “templos” de Deus. Toda plenitude está na nossa alma, na nossa humanidade, mesmo que corrompida pelo pecado ou pervertida pelas forças do mal. O Espírito Santo está no nosso interior em plenitude.
Quando Jesus disse: ” Eu vim para que todos tenham vida e tenham vida em plenitude” (João 10,10b) era desta vida divina em nós, que Ele estava se referindo. Em nós existe um núcleo totalmente sadio: a nossa alma, pois nela habita o Espírito Santo, o Amor infinito de Deus Pai pelo Filho e o Amor do Filho pelo Pai, esta comunhão eterna de Amor é presença em nossa alma humana.
O Pentecostes de cada um, na verdade aconteceu no dia do nosso Batismo. Estamos cheios na verdade de toda graça de Deus, pelo Espírito Santo recebido.
Então se pergunta: Porque tantos batizados não transbordam esta vida interior plena e rica de dons, para fora? Para os outros? Para os relacionamentos humanos?
Eu arrisco dizer que é porque esqueceram esta verdade de fé: que é templo de Deus, ou ainda porque deixaram abafar esta vida nova que há no seu interior, pelas preocupações da vida exterior. Ou ainda porque não tiveram a consciencia de que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade está nele.
Temos consciência que podemos nos relacionar com esta Pessoa? Que habita em nós? Podemos conversar com o Espírito Santo e buscar inspiração para tudo que fizermos. Podemos conversar com Espírito Santo buscando forças na caminhada da vida, a força vital só Ele pode nos dar ou restaurar. Podemos viver um relacionamento de amor com o Espírito de Deus que habita em nós, sendo fiel, tendo uma vida consagrada a Deus e a Sua Palavra.
Podemos enfim viver na presença deste Deus, que está tão próximo, no nosso interior.
O convite de hoje para nós é retomarmos este relacionamento pessoal com o Espírito Santo. Deus te ajude nesta retomada.
I very like your opinion about this!!
Um namoro santo só existe quando há entendimento entre o casal, de que formará uma só carne. Não adianta um lado ser santo e o outro não. O compromisso do casal com Cristo precisa ser muito forte. Já vi jovens começarem o relacionamento orando, jejuando e muito comprometidos, mas um dos lados estava só de fachada. O lado forte é quase sempre influenciado pelo lado fraco. Geralmente e infelizmente não são o contrário, quem está muito bem com Deus, geralmente, é influenciado por quem não está e não o contrário. A primeira coisa no início do relacionamento é você saber em qual terreno está pisando. Sempre proponho o período de “corte” para saber se está pisando em areia movediça ou em um chão sólido, pois assim irá construir a base para um namoro santo, sabendo que aquela pessoa com quem está ama a santidade e a pureza.
Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!
Good blog! I truly love how it is easy on my eyes and the data are well written.