O sacramento do matrimônio coloca homem e mulher diante de Deus para um consentimento definitivo de vida. O acolhimento de um pelo outro na presença da Igreja exprime a consagração de suas vidas a Jesus Cristo, para suas próprias santificações e para a santificação da comunidade.
O Matrimônio é uma consagração original que o casal faz para viver em Cristo, e para Cristo. Mas este não se resume apenas a um ritual que acontece no altar. O matrimônio começa no altar e se desdobra sobre toda a vida dos conjuges. Por isso a graça recebida no dia do casamento precisa da colaboração dos esposos para produzir os frutos de salvação. Não basta consagrar-se a Deus é preciso consagrar-se também ao amor mútuo, à vivência deste amor em todos os momentos que a vida proporciana que se viva. Nas contrariedades, nas dores e sofrimentos permanece a graça de Deus, o sacramento: Cristo, mas preciso escolher por assumir estas dificuldades com coragem e sem desanimar, ou querer desistir do compromisso assumido diante de Deus.
Vemos como hoje em dia se acha fácil a separação, o divórcio. Isto acontece porque não se assumiu de verdade e na liberdade pessoal, o matrimônio como uma consagração a Deus. O matrimônio é uma verdadeira consagração a Deus, para o “serviço da comunhão” (Catecismo da Igreja Católica). A santificação acontece no cotidiano, nas alegrias e sofrimentos próprios da vida de casal, na educação dos filhos, na vivência com os parentes, na vida comunitária.
Cristo não nos abandona neste caminho de santificação: Ele está no meio de nós. E precisamos manter este relacionamento com Ele, pela oração diária e em família, pela leitura da Palavra de Deus e principalmente pela participação na Eucaristia, na Santa Missa. Na eucaristia o casal encontra forças em Cristo para viver a vida consagrada do matrimônio.
Convido cada casal a perserverar no amor, e contar com a graça de Deus no seu casamento. Não vos afasteis de Cristo e Ele cuidará de vós. Assuma hoje sem medo a sua consagração a Deus, no matrimônio. Uma vez consagrado nos tornamos pertença Dele, e as preocupações da vida se tornam mais leves, pois sabemos em Quem colocamos a nossa confiança. Somos de Cristo.
Faça ainda hoje este ato de retomada: diga a sua esposa(o): somos de Cristo, nosso casamento é de Cristo. Deus te abençoe com muitos frutos que você colherá desta retomada de vida.

Print Friendly

6 Comentários

  1. · O matrimônio pode ser chamado também: a consagração dos pais. Pois este sacramento é santificada a família e consagrada ao Senhor para ser um pequeno santuário, um Igreja doméstica, onde pai e mãe dentro do sacerdócio comum dos fiéis realizam a sua missão. ‘E o sacerdócio da família.

  2. É o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espécies de pão e vinho. Por meio da consagração, o sacerdote converte realmente no corpo e sangue de Cristo o pão e vinho oferecido no altar.

  3. No cálice antes da consagração está vinho com algumas gotas de água. Depois da consagração, há no cálice o verdadeiro Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, debaixo das espécies de vinho.

  4. I was recommended this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You’re incredible! Thanks! your article Best Regards Lisa

  5. Non mi capita mai di fare commenti sui blog che leggo, ma in questo caso faccio un’eccezione, perche’ il blog merita davvero e voglio scriverlo a chiare lettere.

  6. §2782 Podemos adorar o Pai porque Ele nos fez renascer para sua Vida, adotando-nos como filhos em seu Filho único: pelo Batismo, Ele nos incorpora no Corpo de seu Cristo e, pela Unção de seu Espírito, que se derrama da Cabeça para os membros, faz de nós “cristos” (isto é, “ungidos”).

Network-wide options by YD - Freelance Wordpress Developer