O Papa Francisco em sua primeira Encíclica ” Luz da Fé” nos apresenta uma grande novidade: A fé leva a pessoa humana a ser transformada pelo Amor que habita pela fé no seu coração: o Espírito Santo. O Espírito Santo nos configura a Cristo e nos leva a viver o amor pelos irmãos.
Transcrevo na íntegra as palavras de nosso Santo Padre, para sua reflexão:
“O crente é transformado pelo Amor, ao qual se abriu na fé; e, na sua abertura a este Amor que lhe é oferecido, a sua existência dilata-se para além dele próprio. São Paulo pode afirmar: « Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim » (Gl 2, 20), e exortar: « Que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações » (Ef 3, 17). Na fé, o « eu » do crente dilata-se para ser habitado por um Outro, para viver num Outro, e assim a sua vida amplia-se no Amor. É aqui que se situa a ação própria do Espírito Santo: o cristão pode ter os olhos de Jesus, os seus sentimentos, a sua predisposição filial, porque é feito participante do seu Amor, que é o Espírito; é neste Amor que se recebe, de algum modo, a visão própria de Jesus. Fora desta conformação no Amor, fora da presença do Espírito que o infunde nos nossos corações (cf. Rm 5, 5), é impossível confessar Jesus como Senhor (cf. 1 Cor 12, 3).
É muito profunda esta Palavra dita por Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). A mensagem do Papa nos ajudou e ajuda a entender o que precisamos para nos abrir ao Cristo e permitir o Senhorio dEle em nossa vida.
Muito bom!