Quando nos deparamos com uma pessoa que por causa de uma ou outra escolha errada acabou não correspondendo aquilo que se esperava dela, é muito comum se dizer que acabaram as suas chances, principalmente quando investimos muito nesta pessoa.
Acontece que para Deus a pessoa sempre merece outra chance, e é esta atitude que nós precisamos cultivar.
Quero refletir sobre a mudança que acontece no mundo, nas situações, nas pessoas. O que faz com que a pessoa possa se redimir de um mau cometido é a certeza que as coisas mudam e a maturidade chega e as situações vividas podem ser reescrevidas. Sempre haverá novas possibilidades para aqueles que estão vivos. E a certeza que eu tenho, por mim mesmo, é que as pessoas mudam, crescem e amadurecem com o tempo e com os sofrimentos da vida.
Nesta certeza aprendi a acreditar sempre na possibilidade da pessoa humana, por isso escolhi como meta na minha vida, dar sempre uma nova chance aqueles que não merecem ainda, na esperança de que venham mudar de comportamento, de vida, de forma de pensar e agir. Todos merecem uma nova chance. Quero ser protagonista disto na minha vida oferecendo a misericórdia como julgamento e a reconciliação como instrumento de inserção da pessoa no meu coração, novamente, mesmo aquelas que me ofenderam. Eu creio que isto é o que aprendemos de Cristo: dar uma nova chance. Deus te abençoe.
Diácono Paulo Lourenço – Canção Nova