1ª Carta de São João segunda vez > Leitura #17

A fé vence o mundo

A fé vence o mundo sim! Mas não é qualquer fé e nem tampouco fé em qualquer coisa… A fé que vence o mundo é na pessoa de Jesus Cristo. Crês nisto?

Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.”

Wesley Almeida / cancaonova.com

E nós somos os protagonistas desta conquista! Porque aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus venceu o mundo, já que esta fé muda toda a vida da pessoa para sempre, se é autentica e se mantém firme em seus mandamentos. Gerados por ele na fé em Cristo, somos homens e mulheres novos que caminham neste mundo sem pertencer a ele, porque o que nos foi prometido é a vida eterna, que não está aqui neste mundo…

Leia o trecho em 1 Jo 5

Na Bíblia cnbb página 1508-1509

Título: A fé que vence o mundo; O testemunho a favor de Cristo; Pós-escrito Esclarecimento sobre o pecado.

Promessas

1 João 5,14-15

E esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo coma sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.”

Ordens

1 João 5,16.21

Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele ore a Deus dará a vida ao irmão; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte.”

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”

Princípios Eternos

1 João 5,1-12.17-20

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo foi gerado de Deus, e quem ama aquele que gerou, amará também aquele que dele foi gerado. Este é o nosso critério para saber que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e pomos em prática os seus mandamentos. Pois amar a Deus consiste nisto: que observemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois todo aquele que foi gerado de Deus, vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo (não somente pela água, mas pela água e pelo sangue), e o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. Assim, são três os que dão testemunho: O Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior.

Tal é o testemunho de Deus – pois ele Deu testemunho a respeito de seu filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. E nisto consiste o testemunho: Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho, não tem a vida.”

Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte.”

Sabemos que todo aquele que é gerado de Deus não peca; ao contrário, aquele que foi gerado de Deus, ele o guarda, e o Maligno não o pode atingir. Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência, para conhecermos aquele que é o verdadeiro. E nós estamos no verdadeiro, quando estamos em seu filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sou protagonista da vitória que venceu o mundo por crer em Jesus Cristo e que ele é o Filho de Deus. Sou vitorioso por crer…

Como posso colocar em prática?

Manifestação pública! Eu preciso fazer algum gesto que mostre ao mundo que sou cristão. É isso que Deus me pede, para que mais pessoas possam se tornar vitoriosos sobre o mundo através da fé no Filho de Deus.