1ª Carta a Timóteo > Leitura #259

A lei de Deus é necessária à salvação

A lei de Deus é necessária à salvação dos que estão afastados da graça e vivem mundanamente. Graças a ela, estes é possível perceber o mal caminho e converter-se!

“Sabemos que a lei é boa, contanto que usemos dela como se deve.”

Uma lei que não se aplica mais àquele que está em Cristo, que atualizou a lei. Pois na cruz se inaugurou uma nova aliança, que consiste na fé na pessoa Jesus e no cumprimento de dois mandamentos que resumem a lei: Ama a Deus mais que todas as coisas; Ama teu próximo como a ti mesmo.

Quem os vive não peca contra a lei e assim, não está sujeito às suas penas e preceitos. Não necessita provar com obras sua justiça pois sabe que é Justificado pelo sangue de Cristo e não precisa preocupar-se em provar para ninguém com obras, a caridade ou qualquer outra coisa porque tudo o que faz, resume-se no bem a Deus e ao próximo em nome de Jesus Cristo, e assim, as obras de caridade são a vivência natural da sua fé.

Então para quem se aplica a lei?

Para os que vivem no pecado e o tem como projeto de vida em detrimento da sã doutrina do Evangelho. Sujeitos a Lei pela circuncisão e outras obrigações, não suportam o fardo de justificarem-se diante de Deus e dos homens e, em seus pecados, amargam a infelicidade e a frustração de sua insuficiência salvífica.

Aquele que deseja de fato libertar-se dos fardos deve ir a Jesus, cujo jugo é suave e o fardo leve…

Leia o trecho em I Tm 1, 8-11

Na Bíblia cnbb página 1461

Título: Os que precisam de Lei

Princípios eternos

I Tm 1, 8-11

“Sabemos que a lei é boa contando que usemos dela como se deve. De fato, a lei não é feita para o Justo, mas para os indisciplinados e rebeldes, para os irreligiosos e pecadores, para os ímpios e mundanos, para os que matam pai ou mãe e para os demais assassinos, para os dados a prostituição ou sodomitas, os traficantes de escravos, os mentirosos, os perjuros e para todo o mais que se opõe a sã doutrina, a qual é conforme o glorioso evangelho de Deus bendito, a mim confiado!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permanecer no ensinamento de Jesus Cristo e viver a aliança com ele realizada é garantia de salvação e sinal para os pagãos.

Como posso pôr isso em prática?

Nas pequenas coisas, manter-me atento e firme na fé que recebi. Sou católico, sou de Deus. Minha vocação é a santidade!