2ª Carta a Timóteo > Leitura #277

A Gratidão e consciência da fé

A gratidão por quem nos mostrou Jesus deveria ser uma das atitudes mais nobres entre nós cristãos, pois foi através dessas pessoas que conhecemos o salvador.

“Dou graças a Deus a quem sirvo com a consciência pura como aprendi de meus pais.”

Esta é a consciência de quem procura a fidelidade! Ela também é a sua paz. Porque não há nada melhor para estar em paz do que uma consciência pura. Porém, neste inicio de 2ª carta o que mais me chama atenção é a fórmula da saudação de Paulo, sempre marcante, sempre a mesma! Na verdade, há outras semelhantes, mas com a mesma característica. Até hoje a igreja se utiliza delas para saudar os cristãos no início da santa Missa.

Mais uma vez confirma-se a catolicidade da Bíblia e como a Igreja é fiel a esta palavra fazendo questão de encontrar lugar para esta saudação na eucaristia. E sabemos que essa saudação de Paulo esta presente na santa missa desde que a missa começou a ser celebrada pelas comunidades Cristãs evangelizadas por Paulo e seus discípulos, ou seja, ainda no tempo dos apóstolos.

É maravilhoso saber que não só esta saudação, mas também outras estruturas da missa já faziam parte do rito desde aquele tempo, e saber disso, gera em nós uma segurança de fé que não está na Bíblia, mas se confirma nela! A Tradição da Igreja e o Magistério da Igreja, são os conservadores da fé e foi a sua ação evangelizadora quem deu origem ao Novo Testamento.

Quando encontramos então uma palavra simples como esta que está presente no missal, livro oficial da Santa Missa, percebemos que o que celebramos é muito mais que um ritual ou um culto a Deus, mas o que se celebra tem alma, corpo, sangue, divindade, vida, história, esperança… Deus!

Leia o trecho em II Tm 1, 1-5

Na Bíblia cnbb página 1466

Título: Saudação e ação de graças

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A santa Missa é uma riqueza da Igreja, criada por Jesus e celebrada desde o início do Cristianismo.

Como posso pôr isso em prática?

Posso participar da Missa todos os dias.