Carta a Tito > Leitura #291

Somos salvos pela graça não pelos méritos

É pelos méritos de Cristo que somos salvos

Somos salvos pela graça, não pelos méritos. Pois foi pelo sangue de Jesus Cristo que fomos alcançados pela graça da salvação.

“Pois a graça salvadora de Deus manifestou-se a toda humanidade.”

Esta graça é a nossa capacitação para a vida na presença de Deus segundo o seu evangelho. Sem ela, viveríamos de maneira mundana. Mas a graça que nos envolve nos capacita para renunciar a impiedade e às paixões mundanas aguardando a manifestação da glória de Deus!

Sim, é com esperança que lutamos e permanecemos firmes. Pois foi ele quem nos resgatou com seu próprio sangue para nos salvar, para nos purificar. É por isso mesmo que ninguém se salva, pois não existem méritos capazes de nos Justificar diante de Deus senão os méritos de Cristo, o cordeiro imolado e sem mancha. O sacrifício perfeito pela remissão dos pecados do mundo inteiro.

O que Paulo quer é justamente que Tito fale essas coisas para sua comunidade eclesial, a fim de que a fé seja renovada com a esperança daquele que nos salvou e virá para julgar a terra.

Leia o trecho em Tt 2, 11-15

Na bíblia cnbb página 1471

Título: A graça e a vida cristã

Ordens

Tt 2, 15

É assim que deves falar, exortar e repreender, com toda a autoridade. Que ninguém te despreze!”

Princípios eternos

Tt 2, 11-14

Pois a graça salvadora de Deus manifestou-se a toda humanidade. Ela nos ensina a renunciar à iniquidade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com ponderação, justiça e piedade, aguardando a ditosa esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e purificar para si um povo que lhe pertença e que seja zeloso em praticar o bem.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se Deus dá a graça eu preciso contar com ela para ser um fiel homem de Deus e para Deus!

Como posso pôr isso em prática?

Pedir a graça e confiar na graça de Deus. Na prática, pedir a força a coragem e a intrepidez do Espírito Santo.