Carta aos Filipenses > Leitura #229

Falar bem, pensar bem, querer bem a todos

Falar bem, pensar bem, querer bem a todos é um ensinamento bíblico essencial para um bom relacionamento comunitário e vale pra muito mais gente.

“E a paz de Deus que supera todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus.”

É um trecho de exortação a uma vida fraterna de qualidade entre irmãos que trabalham duro pelo anúncio e a vivência do evangelho. Pessoas como eu e você. Como eu que faço parte de uma comunidade de leigos dedicados exclusivamente à evangelização e como você, engajado na sua comunidade paroquial com um trabalho pastoral, litúrgico ou de algum ministério. Esta exortação é para a boa vivência entre as pessoas de Deus engajadas no auncio do evangelho, para que vivam em paz.

Quem trabalha engajado no evangelho sabe muito bem que viver em comunidade não é tão fácil quanto se imagina, principalmente quem vemos a alegria que toma conta das pessoas que são alcançadas por nosso trabalho ou o resultado de algum projeto de evangelização, encontro, retiro… Acontece uma verdadeira batalha espiritual para que esses eventos tenham êxito, e nós estamos no meio dela! É uma realidade que nos atinge de cheio, mas não é uma luta contra pessoas e sim , espíritos malignos. Estes usam de sua esperteza e mentiras para nos enganar e nos lançar uns contra os outros, semeando ciúmes, inveja, competição, julgamentos…

São Paulo tem uma receito simples e eficaz contra essas investidas e que Monsenhor Jonas Abib apresenta a comunidade Canção Nova em Nossos Documentos como uma regra básica de convivência Comunitária: Falar bem de todos, pensar bem de todos, querer bem a todos. Ele se baseia justamente nesta palavra: “Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável.” E o Padre Jonas acrescenta: Eis o que deve ocupar os nossos pensamentos. “Eis o que deve ocupar, preencher as nossas conversas.”

Paras nós, membros da comunidade Canção Nova, isso faz parte de nossa regra de vida e podemos dizer: funciona!

Nosso inimigo é muito esperto e nos engana de muitas maneiras fazendo parecer verdade as maiores mentiras, mas a palavra de Deus é mais forte e desmascara os planos diabólicos se seguirmos as suas orientações.

Faça a experiência! E alegrai-vos, sempre no Senhor!

Boa reflexão para você.

POR PROBLEMAS TÉCNICOS, SEM ÁUDIO NESTE POST

Leia o trecho em Fl 4, 1-9

Na Bíblia cnbb página 1446-1447

Título: Exortação à concórdia e à alegria cristã

Promessa

Fl 4, 7

“E a paz de Deus que supera todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus.”

Ordens

Fl 4, 2-6.8-9

“Exorto Evódia e exorto Síntique a viverem em harmonia no Senhor. Também a ti, leal companheiro, peço que as ajudes, pois elas lutaram comigo ma causa do evangelho, junto com Clemente e seus outros colaboradores, cujos nomes estão escritos no livro da vida.

Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! Seja a vossa amabilidade conhecida de todos! O Senhor está próximo! Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas ade ação de graças.”

“Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável. Praticai o que de mim aprendestes e recebestes e ouvistes, ou em mim, observastes. E o deus da paz estará convosco.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Para viver em paz, para testemunhar o evangelho de Cristo, Fl 4,8. Em resumo: Falar bem, pensar bem, querer bem a todos!

Como posso pôr isso em prática?

Pedir isso na oração, essa graça! Reconhecer que as pessoas não são inimigas mas que são usadas pelo diabo. Agir com misericórdia sempre considerando que eu também cometo erros e injustiças.