Carta aos Romanos > Leitura #525

Por meio da fé as nações para Cristo

Paulo recebe este chamado específico entre os apóstolos: Pela obediência da fé, as nações para Cristo, o evangelho ao mundo.

Créditos: kckate16 by Getty Images

“Por ele recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de trazermos à obediência da fé, todas as nações; entre as quais, também vós, chamados a pertencer a Jesus Cristo.”

Paulo, segundo a tradição, escreveu a carta aos Romanos durante a terceira viagem missionária, por volta do ano 57/58dC, provavelmente quando estava em Corinto.

A saudação que lemos no início da carta aos Romanos se torna a marca registrada em suas cartas, seu jeito de acolher os irmãos e de autenticar o que transmite.

Não só ele assina inicialmente a carta, mas também autentica com a missão que recebeu de Deus para isso: “Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Aqui ele indica a sua vocação.

Indica também a sua missão que está ligada a vocação de seus ouvintes: “Por ele recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de trazermos à obediência da fé, todas as nações; entre as quais, também vós, chamados a pertencer a Jesus Cristo.”

Por fim, a comunicação da graça e da paz que vem de Deus: “graça e paz, da parte de Deus nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Esta última frase conhecemos bem na Santa Missa. Que riqueza a nossa fé, que riqueza será o estudo desta carta aos Romanos.

Leia o trecho em Rm 1, 1-7

Na Bíblia cnbb página 1382

Título: Saudação

Não há promessas, ordens ou princípios Eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para você hoje?

O homem de Deus comunica graça e paz da parte de Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Andando nos cominhos de Deus com fidelidade e coerência, não ter medo de anunciar.