Evangelho de São Lucas > Leitura #336

A presença luminosa de Jesus

Quando a presença luminosa de Jesus se aproxima, as trevas fogem, pois não suportam a cruz.

#336 A presença luminosa de Jesus

Créditos: Wirestock by GettyImages

“Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Eu te peço, não me atormentes.”

Aquela legião de demônios ‘‘rezava’’ a Jesus! Parece algo inacreditável, mas era isso mesmo que estava acontecendo. Contudo, não era uma oração piedosa, digna de um filho de Deus, mas antes um desespero por causa da presença luminosa de Jesus, insuportável para aquele que vive nas trevas. E Jesus atendeu a oração do diabo, permitindo que fossem para a manada de porcos.

Mas o que Jesus foi mesmo fazer lá? E o que custou naquele caminho difícil pelo mar da Galileia? Libertar aquele homem que já não morava em casa, mas nos túmulos. Que as pessoas, para protegê-lo, o amarravam com correntes e mesmo assim ele as arrebentava. Era como um monstro, ninguém queria passar por aquele lugar, todos o conheciam como o possesso, o endemoniado. Até aquele dia. Até chegar a presença luminosa de Jesus. Jesus acaba com aquela agonia, de forma que todos ficam com medo ao ver o homem são, vestido, aos pés de Jesus.

Como será que ele chegou nesta situação? Não sabemos! Mas o fato é que, quanto mais nos afastamos da luz, da presença luminosa de Jesus, mais estamos sujeitos à escravidão do pecado e à opressão demoníaca em muitas áreas das nossas vidas.

Jesus pode e quer libertar a todos de situações semelhantes, mas coitado de quem fica sujeito a isso. Depois de liberto, ele queria seguir Jesus, mas Ele não permitiu. Antes, foi enviado à sua casa, à sua cidade, para anunciar tudo o que Deus fez por ele em sua bondade.

Leia o trecho em Lc 8,26-39

Na Bíblia CNBB, página 1282
Título: O possesso de Gerasa

Ordem

Lc 8,39

“Ele o despediu dizendo: Volta para casa e conta tudo o que Deus fez por ti. Ele foi embora anunciando por toda a cidade o que Jesus tinha feito por ele.”

Qual a mensagem de deus para mim hoje?

Eu não posso desanimar na oração, pois certamente Deus me escuta.

Como posso pôr isso em prática?

Rezar sempre, mesmo quando não tiver vontade!