Evangelho de São Lucas > Leitura #314

Coração aberto para o novo

O que Jesus espera do nós é um coração aberto para o novo que Ele vem trazer: vida eterna. Mas é preciso despojar-se do homem velho para aceitar o novo.

#314Coração aberto para o novo

Crédito: Deagreez by GettyImages

“Dias virão… Então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar.”

Uma palavra cheia de ensinamento não só a respeito do jejum, mas da maneira de pensar e da aceitação por parte dos Fariseus da pregação do evangelho, o vinho novo.

Quanto ao jejum, Jesus foi muito claro. Enquanto ele, o noivo, estiver com os seus, não precisam jejuar, estão felizes com a sua presença, estão recebendo seu ensinamento, convivem com ele, não precisam jejuar. Mas quando o noivo for preso, açoitado e lhes for tirado, jejuarão.

E a Igreja tem seus dias de jejum às sextas-feiras de todas as semanas, para se penitenciar e se preparar para o reencontro com Jesus, seu esposo.

O ensinamento de Jesus

Quanto ao ensinamento do pano novo no remendo velho e do vinho novo nos odres velhos, Jesus se refere à aceitação da boa nova. Aceitar o ensinamento de Jesus para os fariseus era muito difícil, pois exige conversão, requer humildade para receber as correções necessárias e a coragem de recomeçar. Jesus vem dar o significado correto e definitivo à lei.

Mas seu ensinamento novo é poderoso e rasgaria esse remendo, assim como o vinho novo nos odres velhos estouraria os odres. A proposta de Jesus, portanto, é radical: vinho novo, odres novos. Para receber o Evangelho, é preciso tornar-se uma nova criatura.

Leia o trecho em Lucas 5, 33-39.

Na Bíblia CNBB; página 1276.

Título: O Jejum e o vinho novo

Promessas

Lc 5, 35

“Dias virão… Então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar.”

Lc 5, 34.36-39

“Jesus, então, lhes disse: Podeis obrigar os convidados do casamento a jejuar, enquanto o noivo está com eles?”

“Contou-lhes ainda uma parábola: Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-la em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se o vinho e os odres. Vinho novo em odres novos. E disse ainda: Ninguém te tomou vinho envelhecido deseja o vinho novo, pois diz: O velho é melhor.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Vinho novo, odres novos!

Como posso pôr isso em prática?

Abertura de coração e humildade para me deixar moldar pela Palavra de Deus.