Evangelho de São Marcos > Leitura #165

Santidade não se improvisa

Por isso serão julgados com mais rigor”

crédito – Tinnakorn Jorruang

Santidade não se improvisa, nem se representa. Santidade se aprende de Jesus, de Sua vida de humildade e obediência a Deus Pai.

Mais do que os escribas em si, Jesus nos quer tomando cuidado com a atitude que eles tinham. Pessoas que se preocupavam em aparecer e representar a santidade para ganhar a admiração dos outros com sua postura, sem viver, de verdade, o que aparentavam. Jesus costumava chamar isso de hipocrisia! Também os fariseus foram criticados duramente por Jesus.

Essa atitude simplesmente causa autocondenação.

Santidade não se improvisa nem se representa. Santidade se aprende de Jesus, de Sua vida de humildade e obediência a Deus Pai. Por isso o coração do Filho, que é Santo e conhece como ninguém o coração do Pai, não aceita, não suporta a representação de algo tão sagrado. Por isso, cuidado para não virar um “escriba” que só parece, mas não é santo.

Leia o trecho em Mc 12,38-40.

Na Bíblia CNBB, página 1260.

Título: Crítica aos escribas

Ordem

Marcos 12,38-40:

Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, gostam dos primeiros lugares nos acentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais vigor.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Santidade não se improvisa, não se representa, não se finge… Santidade se vive e aprende de Deus.

Como posso colocar isso em prática?

Adoração, escuta sincera da Palavra de Deus, desejo e empenho em vivê-la.