Slide INQUISIÇÃO I – Programa Escola da Fé 24/11/11

Filed under: Slides,Slides Aulas — at 5:52 pm on quarta-feira, novembro 23, 2011

Slide INQUISIÇÃO I - Programa Escola da Fé

Filed under: Slides Aulas — at 5:30 pm on quarta-feira, novembro 23, 2011

INQUISIÇÃO I

Papa explica o que é correção fraterna e oração em comum

Filed under: Diversos — at 10:31 am on segunda-feira, setembro 5, 2011

Mirticeli Medeiros
Da Redação

O Papa Bento XVI, meditou neste domingo, 04, no discurso que antecede a oração mariana do Angelus, sobre caridade e comunhão, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, na Itália. O santo Padre começou a colocação, trazendo algumas orientações sobre a melhor forma de viver a correção fraterna, demonstrando que a caridade é o maior critério para a vivência deste princípio Evangélico.

“Este modo de agir, se chama correção fraterna: essa não é uma reação à ofensa imediata, mas é movida pelo amor ao irmão. Comenta Santo Agostinho: Aquele que te ofendeu, ofendendo-te, provocou em si mesmo uma grave ferida, e você não cuidará da ferida do seu irmão? Você deve esquecer a ofensa che recebeu, não a ferida do teu irmão (Discursos, 82;7)”, enfatizou Bento XVI.

O pontífice explicou todo o percurso que deve ser realizado por cada cristão no que diz respeito aos relacionamentos. O papa explica que a comunidade é um local privilegiado para a vivência concreta do amor.

“Tudo isto indica que existe uma corresponsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos próprios limites e defeitos, é chamado a acolher a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço particular. Um outro fruto da caridade na comunidade é a oração em comum”, explicou Santo Padre.

O papa reforçou a famosa passagem do “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome e Eu estarei no meio deles (Mt 18, 19-20) reafirmando que na comunhão que se dá através dos gestos e da oração, a Igreja se configura ao Deus que é uno e trino.

“Devemos exercitar-nos seja na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade de coração, seja na oração, a fim que suba a Deus, uma comunidade verdadeiramente unida em Cristo”, concluiu o Pontífice.

Jovens da Terra Santa participam da JMJ 2011

Filed under: Bastidores,Diversos,Eventos,Notícias,Programa Escola da Fé,Temas,Vídeos — at 1:22 pm on sábado, agosto 20, 2011

Os jovens da Jordânia, de Israel e da Palestina também participam da Jornada Mundial. Por este motivo, o Centro de Comunicação dos Franciscanos, em Jerusalém, decidiu enviar uma mensagem ao Pontífice. Trata-se de um vídeo de agradecimento pela visita do Papa à Terra Santa, em 2009,quando encorajou os cristãos da região.

Novas Comunidades - Missão Louvor e Glória

Filed under: Diversos — at 1:03 pm on sábado, agosto 20, 2011

No programa do dia 18/08/2011 o Prof. Felipe Aquino conversou com Adriana Ferreira e Rodrigo Ferreira (Fundador da Missão Louvor e Glória) com sede na cidade de Márília-SP, e casa de missão nos Estados Unidos.Conheça um pouco dessa comunidade.


Jovens invadem Madri para a festa da fé

Filed under: Diversos,Eventos,Notícias,Vídeos — at 3:19 pm on terça-feira, agosto 16, 2011

Por Daniel Machado
Enviado especial a Madri

Chegou o grande dia, os donos da festa chegaram a Madri, e esta festa de 4 dias está só começando.
As ruas da capital espanhola se tornam, a partir de hoje (16), uma grande catedral onde jovens do mundo inteiro se reúnem para um encontro com Jesus Cristo e o Sucessor de Pedro, Bento XVI.
Encontramos pelas ruas de Madri estes jovens vindos de Goiás
Um mar colorido invade Madri para celebrar a festa da juventude. Por onde se anda é possível ver grupos com camisetas amarelas, vermelhas, azuis, verdes, além de bandeiras de vários países, gritos de louvor e, é claro, muita disposição para a expressar uma fé viva.

Aqui é possível contemplar aquilo que já profetizava o Papa João Paulo II, fundador da JMJ, que a Igreja é um “belo jardim” nas suas várias expressões.

Hoje, propriamente dito, começam as entregas de credenciais e várias atividades culturais, artísticas e espirituais para os peregrinos espalhados pela cidade. Neste mar de jovens não poderia faltar a alegria dos brasileiros.

Encontramos pelas ruas de Madri os jovens Henrique Meneses, Lucas, Luís Henrique e Cleber, todos vindos de Goias.

“A gente já tem trocado muitas experiências com outros jovens, falando com italianos, russos, vemos que estamos todos unidos num só ideal, que é viver este Cristo Ressuscitado”, afirmou o jovem Luís Henrique.

De fato, a JMJ 2011 promete ser uma experiência inesquecível para estes jovens.

Veja no vídeo abaixo como estão as ruas de Madri

O Segredo de um santo

Filed under: Diversos,Vídeos — at 5:26 pm on quinta-feira, agosto 4, 2011

Jovens: “edificados em Cristo”

Filed under: Diversos — at 5:17 pm on quarta-feira, agosto 3, 2011

A Jornada Mundial da Juventude de Madrid (16-21/8) é uma rica ocasião para o diálogo da Igreja com os jovens. Talvez alguém se pergunte: afinal, o que uma instituição de 2 mil anos tem a dizer aos jovens, que ainda possa interessá-los?! A resposta é a mesma que fez com que os jovens, ao longo de 2 mil anos, continuassem a dar atenção à Igreja: ela lhes comunica a Boa Nova de Cristo, que é capaz de satisfazer suas buscas e preencher de sentido suas vidas.

Assim aconteceu há 2 mil anos, quando as pessoas encontraram Jesus Cristo. E aconteceu com os jovens Saulo de Tarso, Agostinho de Hipona, Francisco de Assis, Antonio de Lisboa, José de Anchieta, Inácio de Loyola, Teresinha de Lisieux, Edith Stein e tantos, tantos outros!

Pode parecer velho, mas é sempre novo, pois é nova e única a vida de cada ser humano que busca respostas. E quando aponta para Jesus Cristo, a Igreja indica ao homem a resposta mais radical, verdadeira e permanente; não aponta apenas para belas teorias, ideais desencarnados ou princípios abstratos; ela leva ao encontro da pessoa de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, caminho, verdade e vida; e convida a se deixar atrair e encantar por ele, a experimentar a alegria e a paz de estar com ele, a acolher sua palavra e a seguir seus passos pela vida afora.

Sim, porque ele é como o pão, que sacia toda fome e faz viver para sempre; como a água vivificante, que mata toda a sede; o pastor, que ama seu rebanho e dá a vida pelas ovelhas; ele é a porta aberta, pela qual passa quem deseja ir direto ao encontro com Deus. Isso interessa aos jovens? Acho que sim. Interessa a todos!

O tema da Jornada de Madrid – “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl. 2,7), lembra a “casa construída sobre a rocha”, da qual Jesus fala no Sermão da Montanha. Não basta ouvir suas palavras, é preciso colocar em prática o que se ouviu. E quem o faz é como um homem que constrói sua casa sobre a rocha; nada podem contra ela ventos, enxurradas e enchentes, pois tem base sólida e fica firme. Mas quem ouve e não pratica o que Jesus ensina é como um homem que constrói a casa sobre a areia: vem a chuva, os ventos, as enxurradas; a casa cai e vai toda em ruínas (cf. Mt. 7,24-27).

Vivemos a cultura do descartável, dos modismos passageiros, das novidades que suplantam as convicções a toda hora… Certezas duradouras estão fora de moda! O consumismo voraz tomou conta também da cultura, dos comportamentos e convicções; e tende a invadir também o campo religioso e dos princípios morais. Nesse tempo de superficialidades, de relativismos e subjetivismos, cada um é elevado a construir sobre a base de si próprio, de seus gostos e sentimentos passageiros. Dá futuro isso?

Nesse contexto, muitos jovens ficam sem referências sólidas para edificarem seu projeto de vida e seu futuro. Com frequência, “mitos” inconsistentes lhes são propostos, de maneira consumista, para serem imitados e seguidos. Quantos jovens, desorientados na vida, encaminham-se para os vícios e a imolação de suas jovens existências no culto das vaidades e prazeres, que os deixam vazios e destruídos! Que o digam Amy Winehouse e tantos jovens, que largaram tudo para viver nas cracolândias, vítimas da dependência química. Que o digam tantas vítimas, eliminadas em plena flor da idade, “arquivos” incômodos, depois de se terem envolvido nas malhas ilusórias e perigosas do tráfico de drogas e do dinheiro fácil…

São Paulo, querendo ajudar a vacilante comunidade de Corinto a se firmar na fé, exorta os fiéis: “… como sábio arquiteto, coloquei o alicerce, sobre o qual outro se põe a construir. Mas cada qual veja como está construindo. De fato, ninguém pode colocar outro fundamento, a não ser aquele que já está colocado – Jesus Cristo. Se alguém edificar sobre esse alicerce com ouro, prata, pedras preciosas ou madeira, feno ou palha, a obra de cada um acabará sendo conhecida” (cf 1Cor 3,10-15).

Jovens, querem fazer algo de bom em suas vidas? Algo que dê futuro e ofereça firmeza para enfrentar os embates da vida? A Igreja os convida: construam sobre Cristo e seu Evangelho! Muitos outros já fizeram isso antes de vocês e não ficaram frustrados. Cristo é a rocha sólida, que dá sustentação para um grande e belo projeto de vida, como aquele que vocês querem para si!

Publicado em O SÃO PAULO, edição de 2/8/2011
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Prado Flores fala sobre a Nova Evangelização

Filed under: Diversos — at 5:02 pm on quarta-feira, agosto 3, 2011

Em 1994, José H. Prado Flores fundou a Escola de Evangelização Santo André, originária da Escola dos Apóstolos. Em 1995 nasceu o Projeto Santo André e foi instaurado o Escritório Internacional tendo como Diretor José H. Prado Flores. O Projeto Santo André nasceu da missão de evangelizar com grande poder para dar um fruto abundante que permaneça (Jo 15,8.16). A sua missão está fundamentada em At 4,33

Mais uma igreja anglicana dos Estados Unidos adere à Igreja Católica

Filed under: Diversos,Notícias — at 6:28 pm on quarta-feira, julho 13, 2011

Washington – Em comunicado emitido nesta segunda-feira, 6, a Arquidiocese de Washington, nos Estados Unidos, informou que, “depois de um profundo período de reflexão”, o reitor e os fiéis da paróquia episcopal anglicana de São Lucas, em Bladensburg, estado de Maryland, “decidiram aderir à Igreja Católica Romana através da uma nova estrutura aprovada pelo Papa Bento XVI chamada ordinariato”. Esta paróquia é a primeira na área metropolitana de Washington a dar este passo.
Cardeal Wuerl deu uma calorosa mensagem de boas-vindas para a igreja anglicana de São Lucas.

Conforme o bispo anglicano, John Bryson Chane, esta foi uma conversão que foi decidida “em um espírito de sensibilidade pastoral e de respeito mútuo”. “Os cristãos se movem de uma Igreja a outra com frequência maior que no passado, às vezes como indivíduos, às vezes como grupos. Alegra-me poder satisfazer as necessidades espirituais dos fiéis e do sacerdote de São Lucas, de uma forma que respeita a tradição e a política de nossas Igrejas”, disse.

O comunicado anuncia também que o arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl, deu uma calorosa mensagem de boas-vindas à paróquia de São Lucas no seio da Igreja Católica e afirmou que reconhece a “abertura da comunidade à guia do Espírito Santo e seu caminho de fé”.

Próxima página »